O que acontece se tomar mais de 3 pílulas do dia seguinte?

Perguntado por: eteixeira . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.1 / 5 9 votos

Além dos riscos para o organismo como alterações no ciclo menstrual, podendo acarretar em sangramentos mais intensos e até hemorragias vaginais, o uso excessivo das pílulas do dia seguinte pode comprometer a sua eficácia, ou seja, quanto mais se usa, maiores as chances dela não funcionar e a gestação acontecer.

O contraceptivo de emergência não é para ser usado repetidas vezes. A taxa de eficácia diminui e a carga de hormônio exagerada pode causar vômitos e sangramentos.

Enquanto os fabricantes da pílula levonorgestrel não recomendam tomar uma pílula anticoncepcional de emergência mais de uma vez em um ciclo (3), a Universidade Americana de Obstetras e Ginecologistas e os fabricantes da pílula somente de progestina contradizem isso e afirmam que não há problema (2,4).

O recomendável é que seja usada, nó máximo, de três a quatro vezes por ano. Se a mulher toma o anticoncepcional tradicional, por exemplo, não precisa usar a pílula do dia seguinte.

Não existe na literatura uma frequência aceitável para o uso da pílula do dia seguinte, mas é importante pensar na real necessidade de uso dela. O método é indicado quando há uma falha conhecida ou presumida no uso de outros métodos de contracepção.

Qual o prazo para tomar a pílula do dia seguinte? O prazo médio para uso do método contraceptivo de emergência é de 72 horas, mas o ideal é tomar a pílula o quanto antes, logo após a relação sexual desprotegida. Depois de 24 horas, a eficácia da medicação é de 88% e esse número diminui com o passar do tempo.

Quantas vezes posso tomar a pílula do dia seguinte? Não existe um limite estabelecido. Apesar de não ser recomendado, a PDS pode ser tomada mais de uma vez por mês. Se você teve uma relação sexual desprotegida, tomou a PDS e voltou a ter relações 3 a 5 dias depois, a pílula do dia seguinte pode ser tomada novamente.

Se você faz sexo no período da ovulação ou depois da ovulação, sua pílula anticoncepcional de emergência não terá efeito (8). Se você fizer sexo desprotegido novamente depois de tomar a pílula no mesmo ciclo menstrual, ela também pode falhar (8).

Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.

Estima-se que de 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam a pílula do dia seguinte após fazer sexo sem proteção ainda engravidam. Você pode nunca ter ouvido falar disso, mas a pílula do dia seguinte, medicamento usado em situações de emergência para evitar uma gravidez após uma relação desprotegida, não é 100% eficaz.

Provavelmente não há problema em tomar uma pílula anticoncepcional de emergência mais de uma vez durante um ciclo menstrual. Pílulas anticoncepcionais de emergência não afetarão sua fertilidade futura.