Qual a chance do Levonorgestrel falhar?
Ainda que as taxas de falha do uso do levonorgestrel nas primeiras 12 e 24 horas sejam relativamente baixas —de 0,5% e 5%, respectivamente— elas existem e estão relacionadas ao momento do ciclo menstrual. Portanto, podem acontecer quando a mulher teve a relação sexual desprotegida logo antes ou logo após a ovulação.
Quais as chances de engravidar tomando levonorgestrel
Dessa forma, após um único ato de coito desprotegido, o Levonorgestrel pode falhar em cerca de 2% das mulheres que o usam corretamente (as chances de gravidez são aproximadamente quatro vezes maiores quando nenhum contraceptivo de emergência é usado).
Quais as chances de engravidar mesmo tomando a pílula do dia seguinte
Segundo a ginecologista, usar esse método de emergência mais de três vezes no mesmo ciclo pode aumentar o risco de gravidez de 20% a 30%. A taxa de falha também varia de acordo com o momento em que se deu a relação desprotegida.
Qual a porcentagem de eficácia do levonorgestrel
Segundo a Organização Mundial de Saúde, o método de Yuzpe apresenta taxas de falha de 2% entre 0 e 24 horas, de 4,1% entre 25 e 48 horas e de 4,7% entre 49 e 72 horas. Para os mesmos períodos de tempo, as taxas de falha do levonorgestrel são expressivamente menores, 0,4%, 1,2% e 2,7%, respectivamente.
Em que situações a pílula do dia seguinte falha
Se você tomar logo após o sexo a pílula pode evitar que você ovule, caso ainda não tenha começado (1). Se você faz sexo no período da ovulação ou depois da ovulação, sua pílula anticoncepcional de emergência não terá efeito (8).
O que corta o efeito do levonorgestrel
A principal coisa que pode cortar o efeito da pílula é o vômito até duas horas após ter ingerido o medicamento. Nesse caso, deve-se tomar novamente. Se houver vômito de novo, deve-se inserir a pílula via vaginal, pois a mucosa da vagina poderá absorvê-la também de forma eficaz.
Como saber se o levonorgestrel faz efeito
Não é possível saber imediatamente se a pílula funcionou ou não. As únicas formas de se saber são: esperar o próximo ciclo menstrual.
Quando a pílula do dia seguinte não é eficaz
A taxa de falha é de cerca de 2% quando o comprimido é ministrado em até 1 dia após a relação, e de 4,7% se a pílula for ingerida entre 49 e 27 horas. Isso significa que quanto mais rápido você tomar a PDS, maior eficácia tem o fármaco.
Porque tomei a pílula do dia seguinte e não Menstruei
Se tomou a pílula do dia seguinte e a menstruação não desceu, isso é normal e pode acontecer mesmo quando o efeito foi eficaz. Nos casos de atraso menstrual em mulheres que usam a pílula anticoncepcional, a mulher pode continuar tomando sua medicação regularmente, mesmo não vindo a menstruação.
Qual o nome da pílula do dia seguinte mais eficaz
Se tomado corretamente e dentro do prazo de 5 dias, o ulipristal apresenta eficácia de 98,5%. Já o levonorgestrel, apresenta as seguintes taxas de sucesso: 95% quando tomado nas primeiras 24 horas após o ato sexual. 85% quando tomado entre 24 e 48 horas após o ato sexual.