É possível engravidar depois de ter tomado a pílula do dia seguinte e ter menstruado?

Perguntado por: amesquita5 . Última atualização: 20 de agosto de 2023
4.8 / 5 16 votos

Tomei pílula do dia seguinte e menstruei, posso estar grávida? Apesar de não ser uma regra, a pílula do dia seguinte pode, sim, desregular o ciclo menstrual, atrasando ou adiantando a menstruação. Aliás, algumas pessoas podem confundir este fenômeno com um sangramento anormal.

Um dos efeitos colaterais da pílula do dia seguinte é a alteração da menstruação. Assim, após tomar as pílulas, a menstruação poderá ocorrer até 10 dias antes ou depois da data esperada, mas na maior parte dos casos, a menstruação ocorre na data esperada com uma variação de cerca de 3 dias para mais ou para menos.

A eficácia é de 99% para cada relação sexual desprotegida e de uso imediato. Não é recomendado fazer do contraceptivo de emergência um anticoncepcional regular.

Portanto, se você tomou a pílula do dia seguinte e teve um escape marrom ou avermelhado é sinal de que a pílula “funcionou” como previsto, trazendo um desequilíbrio nos hormônios e evitando a gravidez. Se virar rotina em mais de 2 ciclos, o sangramento deve ser investigado por um médico.

Em conclusão, sim, você pode engravidar menstruada. As chances são extremamente pequenas, considerando que a mulher teria que ter um ciclo menstrual curto, ter relações sexuais desprotegidas no final da menstruação e ovular logo após a menstruação, mas é possível.

O que “corta” o efeito? O principal fator prejudicial ao efeito da pílula é a ocorrência de vômito por um período aproximado de duas horas após a ingestão. Nestes casos, o indicado é tomar o medicamento novamente. Além disso, a contracepção de emergência tende a ser mais eficaz nas 24 horas seguintes à relação sexual.

Quando usado no início do ciclo, o contraceptivo pode causar sangramento escurecido, fora do período menstrual, ao longo do mês. A pílula do dia seguinte pode adiantar ou atrasar a menstruação em 5 a 10 dias também. Essas alterações são temporárias e, no mês seguinte ao uso do medicamento, o ciclo volta ao normal.

Como a pílula do dia seguinte impede o ovário de liberar um óvulo, é melhor tomá-la o mais rápido possível. Recomenda-se tomar levonorgestrel dentro de 72 horas após o sexo sem proteção. O acetato de ulipristal pode ser tomado até 120 horas após o sexo sem proteção, mas a eficácia diminuirá quanto mais você esperar.

Estima-se que de 0,6 a 2,6% das mulheres que tomam a pílula do dia seguinte após fazer sexo sem proteção ainda engravidam.

Isso ocorre quando a mulher não se lembra de tomar os medicamentos recomendados para evitar gravidez, como o anticoncepcional ou quando ela toma a pílula do dia seguinte. Esse sangramento se assemelha com o da nidação, tem pouco volume e sua coloração é amarronzada.