Porque o anticoncepcional deixa a pele bonita?

Perguntado por: daraujo . Última atualização: 20 de agosto de 2023
3.9 / 5 6 votos

A dermatologista revelou que, caso seja realmente ocasionada por alterações hormonais, a pílula traz benefícios, pois atua na diminuição da produção de sebo e oleosidade da pele.

Trata-se de Belara, da Janssen-Cilag, que alia a elevada eficácia contraceptiva (99,7%) a benefícios extras como o não aumento de peso e a redução da oleosidade da pele e cabelos.

Os anticoncepcionais combinados (que apresentam estrogênio e progesterona) melhoram o aspecto da pele na maioria das mulheres. Isso ocorre porque o anticoncepcional aumenta a produção de SHBG no fígado. Esta é uma proteína que se liga aos hormônios sexuais, diminuindo sua ação no organismo.

E a pílula pode estar mudando o corpo das mulheres de outras formas também. Assim como há impacto na proporção de massa muscular, pode haver uma influência sutil no percentual de gordura - particularmente em que região do corpo ela é armazenada.

Pílulas com apenas um tipo de hormônio sintético (progesterona) podem desencadear o desenvolvimento da acne. Isso porque o anticoncepcional aumenta o nível de hormônios androgênios, como a testosterona, que, entre outros fatores, podem aumentar o aparecimento de espinhas na pele.

Atualmente mais chamado chip da beleza, o hormônio gestrinona é usado há mais de 50 anos como anticoncepcional em diversos tratamentos, como para amenizar a tensão pré-menstrual (TPM), endometriose e dismenorreia. Para essas funções, é um implante colocado sobre a pele.

Um anticoncepcional que é usado, por exemplo, por famosas como Deborah Secco e Juliana Paes. Preste atenção! Esse anticoncepcional é a Gestrinona – já conhecida também como “chip da beleza”.

Um bom tratamento para a acne hormonal para as mulheres é a pílula anticoncepcional. Ela restaura o equilíbrio hormonal, contribuindo para uma pele limpa, e começa a fazer efeito após algumas semanas.

A partir de quanto tempo o anticoncepcional começa a fazer efeito? Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação.

Métodos contraceptivos que não impactam na libido
Os contraceptivos mais indicados para não impactar a libido são os métodos não hormonais, como o DIU não hormonal e a camisinha, por exemplo.