Quais as frutas que ajudam na menopausa?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.4 / 5 9 votos

Facilmente encontrada em frutas como kiwi, morango, laranja, mamão, melão e tangerina. Ajuda a fortalecer o sistema imune, além de ter benefícios para a pele.

Segunda fruta mais rica em vitamina C ficou popular no Brasil após campanha da Universidade Federal Rural de Pernambuco em parceria com a Globo. Antiestresse, benéfica para mulher na menopausa e prevenção ao câncer de próstata - esses são alguns dos benefícios da acerola.

suco de maracujá

O suco de maracujá atua como calmante natural, enquanto a lecitina da soja contém fitohormônios que ajudam a regular as ondas de calor que costumam acontecer na menopausa. Modo de preparo: Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba a seguir. Recomenda-se beber este suco 3 vezes por dia.

Alimentos que devem ser evitados
Alimentos industrializados de todos os grupos, desde condimentos até preparações prontas para o consumo, pois contêm açúcares simples, farinha de trigo refinada, conservantes, realçadores de sabor, como o glutamato monossódico, além de outras substâncias que não fazem bem à saúde.

Melhores alimentos para aliviar os sintomas da menopausa
Framboesa; Laranja; Limão; Mirtilo (blueberry);

Por conta do cálcio, os vegetais verdes-escuros também devem ser consumidos em abundância pela mulher que está nesta fase da vida. Além da couve, entram nessa categoria o agrião, chicória, espinafre e rúcula. Veja também: Como sua dieta pode influenciar a chegada da menopausa.

Ginseng, chá verde, camomila e dong quai são alguns chás que podem ajudar no alívio dos sintomas da menopausa. Chás para menopausa podem servir de alternativa ou complemento às outras formas de terapias para alívio dos sintomas da menopausa, fase da vida que acontece de modo natural na vida da maioria das mulheres.

A água morna com limão, por sua vez, possui ação diurética, o que favorece a saúde da mulher após os 50 anos. Estimulando a eliminação de toxinas, a pele fica mais bonita e o corpo fica mais saudável. O limão também contém pectinas, que são responsáveis por conter o desejo elevado de comer.

A soja é uma ótima opção entre os alimentos para reposição hormonal natural feminina: ela age de forma similar ao estrogênio, porque possui a substância isoflavona. Você pode, por exemplo, colocar o leite de soja ou a carne preparada com esse grão no seu dia a dia.

O consumo de banana é recomendado na menopausa por causa do triptofano, um aminoácido precursor da serotonina, que vai ajudar – portanto – nas alterações de humor frequentes do período. Ele também auxilia a regular o sono.

Grãos Integrais: Escolha grãos integrais como quinoa, arroz integral, aveia e pão integral em vez de grãos refinados (se puder optar por versões sem glúten, melhor ainda). Esses alimentos fornecem fibras, vitaminas e minerais que podem ajudar a reduzir a inflamação.

A atividade física, incluindo exercícios aeróbicos e treinamento de força (principalmente musculação), pode ajudar na perda do excesso de gordura. À medida que você ganha músculos, seu corpo queima calorias com mais eficiência, o que facilita o controle de peso.

Para emagrecer na menopausa a receita é só uma: alimentação saudável e natural aliada a uma boa rotina de exercícios. E sobre isso é importante diminuir o consumo de alimentos processados, açucarados e ricos em gorduras ruins.