É normal a pomada metronidazol arder?

Perguntado por: osanches . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 7 votos

Irritação local e hipersensibilidade, dermatite de contato. Estes efeitos adversos são raramente observados, uma vez que a concentração sanguínea de metronidazol é muito mais baixa quando administrado por via intravaginal.

Efeitos colaterais do metronidazol
Distúrbios no sistema imunológico: angioedema (presença de edema de pele, mucosas ou vísceras, acompanhadas de urticárias), choque anafilático (reação alérgica grave).

Rash, prurido, rubor, urticária, erupções pustulosas, pustulose exantemática generalizada aguda , erupção fixa medicamentosa, síndrome de Stevens-Johnson, necrólise epidérmica tóxica.

Tempo de efeito do Metronidazol pomada
Metronidazol pomada age no organismo entre 8 e 12 horas após a sua administração. Segundo a bula, dependendo da doença em tratamento, Metronidazol pomada deve ser utilizado por um período entre 7 e 10 dias.

O metronidazol age interrompendo a produção de material genético pelas bactérias. Consequentemente, as bactérias morrem. O tinidazol funciona de modo semelhante. O metronidazol é geralmente tomado por via oral, mas pode ser administrado por via intravenosa.

+ medicamentos. É normal que as mulheres apresentem corrimento. Porém, os diferentes tipos de corrimento vaginal podem ser um indício de alguma infecção causada por bactérias ou fungos – ou até mesmo câncer de colo do útero.

Metronidazol é indicado para o tratamento de:
Giardíase (infecção do intestino delgado causada pelo protozoário flagelado Giardia lamblia); Amebíase (infecção causada por alguma espécie de ameba); Tricomoníase (infecções produzidas por várias espécies de Tricomonas);

Durante o tratamento, deve-se suspender as relações sexuais e manter o tratamento durante a menstruação(1,2).

O metronidazol em comprimidos é habitualmente comercializado nas dosagens de 250 mg, 400 mg ou 500 mg. Para aplicação vaginal, o metronidazol pode ser encontrado em gel de 0,75% ou de 100 mg/g.

Sempre devemos recomendar abstinência alcoólica durante o tratamento com Metronidazol para evitar o efeito antabuse. Também é bom orientar a paciente a, preferencialmente, não ter relação sexual durante o tratamento e utilizar preservativo se tiver.

Metronidazol + Nistatina é um creme vaginal anti-infeccioso com ação antiparasitária e antimicrobiana indicado para tratar vaginites provocadas por Trichomonas vaginalis, Candida albicans ou pela associação de ambos. Uso adulto, com prescrição médica e retenção da receita.

GYNO IRUXOL® (colagenase e cloranfenicol) é destinado ao tratamento da eliminação de tecidos necrosados e restos de tecidos após a cauterização e cirurgias no colo do útero e outras cirurgias ginecológicas, após o parto e inflamações vaginais (cervicites erosivas, vaginites ulcerativas, vaginites, cervicites pós-parto, ...

Efeitos colaterais do metronidazol
Distúrbios gastrintestinais: dor de estômago, náusea, vômito, diarreia, mucosite oral , alterações no paladar (incluindo gosto metálico), anorexia, casos reversíveis de pancreatite, descoloração da língua/sensação de língua áspera (devido ao crescimento de fungo, por exemplo).

Posologia do Metronidazol + Nistatina
Fazer 1 aplicação de preferência à noite, ao deitar-se, durante 10 dias. Cada aplicação (5 g de creme vaginal) contém 500 mg de metronidazol e 24,4 mg (100.000UI) de nistatina. Não há estudos dos efeitos de Metronidazol + Nistatina administrado por vias não recomendadas.