Por que a melatonina não faz efeito?

Perguntado por: egaspar . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 20 votos

Logo, caso consumida pela manhã, ela não fará efeito. Portanto, é fundamental que a ingestão seja perto da hora de dormir para aproveitar ao máximo seus benefícios.

— O impacto que tem em nosso sono depende da hora do dia em que você toma. Se você tomar um remédio para dormir no meio do dia, isso faria você se sentir sonolento. Se você toma melatonina no meio do dia, não tem esse efeito — explica Martin, que também é porta-voz da Academia Americana de Medicina do Sono.

Caso você esteja tomando melatonina e continue tendo dificuldades para dormir ou esteja se sentindo sonolento durante o dia, avise o seu médico. Pode ser sinal de dosagem muito baixa ou muito alta.

A glândula, por sua vez, inicia a produção de melatonina, sinalizando ao corpo que é hora de dormir. O pico de liberação costuma acontecer entre 2h e 3h da madrugada, variando de acordo com o organismo de cada pessoa. Pela manhã, o mesmo processo acontece, mas dessa vez para avisar sobre a presença de luz.

Outra característica importante do sistema funcional neural que regula a síntese de melatonina é que luz presente no meio ambiente à noite pode bloquear, completamente, até, (dependendo de sua intensidade e comprimento de onda, principalmente a luz azul de 480 nm), a síntese de melatonina pineal.

A dose recomendada pela ANVISA de ingestão diária de melatonina é de 0,21 mg, em média. De preferência, ela deve ser tomada até 30 minutos antes de você ir dormir, pois, caso ingerida de dia, pode causar sonolência e desregular o seu nível de sono.

Como estimular a melatonina do próprio organismo
Para manter a produção fisiológica de melatonina e ter um sono de mais qualidade, algumas medidas comportamentais podem ser muito úteis, especialmente no quesito luz. Em resumo: pouca luz à noite, muita luz de dia.

Isso acontece principalmente quando a medicação não está ajustada (seja no tipo de medicamento ou na dose). Nesse caso, quando acordarmos ainda estamos sob efeito do remédio que foi tomado na noite anterior.

Respiração profunda, meditação de atenção plena e imagens guiadas são apenas algumas abordagens de relaxamento que podem ajudar a acalmar sua mente antes de dormir ou se você acordar durante a noite.

O sedativo mais utilizado nessa classe é o Zolpidem, mas seu uso deve ser de curto prazo para evitar problemas com dependência e/ou tolerância ao medicamento. Um outro queridinho, que ganhou ainda mais força após a aprovação da Anvisa recentemente, é a Melatonina.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

A quantidade de gotas de melatonina depende muito do grau de insônia de cada paciente. Entretanto, o recomendado é sempre começar de uma dosagem menor para um maior. A orientação mais básica para um início de tratamento é tomar apenas uma gota por dia.

A dosagem máxima para adultos varia de 5 a 10 miligramas. Se isso soa como um amplo espectro do normal, é porque a dose “certa” de melatonina é muito individualizada. Frequentemente, você verá recomendações para tomar doses de melatonina à noite de 3 mg.

Além de ser usado para melhorar a qualidade do sono, esse suplemento também é usado no tratamento de hiperatividade, ansiedade e depressão. A restrição existe no caso de gestantes e lactantes, além de indivíduos que usam antidepressivos, que devem ter orientação médica para consumir o produto.