Pode tomar melatonina depois de beber?

Perguntado por: esoares . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Não há muita pesquisa sobre os efeitos de tomar os dois ao mesmo tempo, mas os especialistas dizem que é melhor não fazer isso. Por um lado, os médicos desencorajam as pessoas a consumir bebida alcoólica, que inicialmente pode ser sedativa, com medicamentos ou suplementos que também podem ser sedativos.

Remédios para dormir ou antidepressivo com álcool nunca!
As bebidas alcoólicas podem diminuir ou potencializar os efeitos dos medicamentos.

No caso dos analgésicos e anti-inflamatórios, por exemplo, especialistas recomendam que se espere no mínimo 24 horas após beber para consumir o remédio. Já no caso de ansiolíticos/antidepressivos, o ideal é que nunca se consuma álcool tomando medicamentos.

Medicamentos. Alguns fármacos e substâncias podem inibir a produção da melatonina. O mais conhecido é o propranolol, um medicamento da classe dos beta-bloqueadores, muito usado para o tratamento da hipertensão e de problemas cardíacos.

Geralmente, a substância deve ser ingerida uma vez ao dia, 30 minutos até uma hora antes de dormir. A Anvisa liberou o uso da melatonina na posologia de 0,21 mg por dia, para adultos maiores de 19 anos, tomada por via oral, na forma de comprimido ou em gotas.

Outra forma de reduzir os danos da ressaca é intercalar a bebida alcoólica com água e parar de ingerir a substância de 3 a 4 horas antes de dormir.

Consumir bebida alcoólica e tomar um medicamento que deprima o sistema nervoso central para reduzir a agitação e a estimulação pode ter efeitos cumulativos. Juntos, eles podem te deixar mais sonolento, diminuir sua respiração e batimentos cardíacos — e, em casos extremos, levar a um estado de coma e à morte.

Faça uma refeição equilibrada para ajudar o seu organismo a processar todo o álcool que logo entrará no seu corpo e beba bastante água entre cada bebida. Quando chegar em casa, deixe o quarto o mais escuro e silencioso possível para poder dormir em paz e sem interrupção alguma.

Para eliminar metade do álcool consumido, pesquisadores apontam que é preciso de 4 a 6 horas e para eliminar todo esse álcool mais horas ainda. Por exemplo, se uma pessoa beber num sábado à noite, e não tomar mais nenhuma bebida, então, na segunda-feira todo o álcool já terá sido eliminado.

Efeito sedativo ao misturar melatonina e álcool
Como regra geral, não se recomenda a mistura de álcool com medicamentos ou suplementos que sejam sedativos — por exemplo, bebidas alcoólicas nunca podem ser ingeridas com antidepressivos.

Apesar de poucos estudos sobre o benefício do uso de melatonina nos distúrbios de sono, a melatonina, como os medicamentos que atuam no sistema nervoso, podem demorar mais de uma semana para ter ação no ritmo vigília-sono, ou seja, para regular a hora de dormir e despertar com ajuda da luz pela manhã.

A melatonina em excesso pode quebrar a ciclicidade que existe nas 24 horas do dia. "Se eu tomar uma dose supra-fisiológica (elevada), essa dose pode prejudicar a queda natural de melatonina que ocorre pela manhã", ressalta Poyares.

Ele também ajuda na prevenção e no tratamento de diversas condições, como depressão, ansiedade e estresse. Sendo assim, essa suplementação pode ser uma ótima maneira de conseguir melatonina e um sono de melhor qualidade, sem os efeitos colaterais que o suplemento de melatonina poderia trazer.

Qual o melhor horário para tomar melatonina? Para o tratamento de insônia, recomenda-se que a melatonina seja ingerida uma vez ao dia, algumas horas antes de se repousar. A quantidade da dose varia de acordo com o peso da pessoa, mas costuma girar em torno de 1 mg a 5 mg.

A quantidade de gotas de melatonina depende muito do grau de insônia de cada paciente. Entretanto, o recomendado é sempre começar de uma dosagem menor para um maior. A orientação mais básica para um início de tratamento é tomar apenas uma gota por dia.

Em resumo, o consumo de álcool antes de dormir não é muito bom. Na verdade, isso pode se tornar um ciclo vicioso: um pouco de insônia leva a uma bebida noturna, o que leva a mais bebidas, o que piora o sono, o que aumenta a insônia, o que pode levar a mais consumo de álcool.