Quais os riscos de tomar laxantes?

Perguntado por: aguedes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 20 votos

O uso excessivo e prolongado dos laxantes pode levar a problemas cardíacos ou renais, já que pode levar ao desequilíbrio hidroeletrolítico do organismo. Assim, alguns eletrólitos corporais, como sódio, potássio, magnésio e cálcio ficam desbalanceados.

O uso de laxantes a longo prazo pode trazer diversos problemas de saúde. A dependência é uma delas, já que “o intestino pode passar a funcionar apenas quando é estimulado pelo medicamento”, diz Kimberly. Pode também causar inflamação intestinal e diminuir a absorção de minerais e vitaminas essenciais para o organismo.

LACTITOL e Lactulose são dissacarídeos sintéticos que funcionam plenamente como laxantes osmóticos. Dentre estes, o LACTITOL devido ao seu sabor mais palatável é melhor tolerado e, portanto, mais eficaz do que a Lactulose (5).

A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

A maioria dos medicamentos não indica o uso por mais de uma semana (7 dias consecutivos). O mais indicado é conversar com um médico para entender por quantos dias usar o laxante, além de saber mais sobre a dosagem, que não deve ser excedida.

Use alimentos como um laxante natural
Beber suco de ameixa também tem se mostrado benéfico. Um ensaio clínico de 2021 aponta que comer dois kiwis por dia é tão poderoso quanto as ameixas no aumento da frequência das fezes e na redução do esforço –e tem o benefício adicional de ajudar contra o inchaço.

01 - Não causam dependência: apesar de ser um temor comum, é importante saber que laxantes como Dulcolax não provocam dependência, ou seja, não viciam e não causam abstinência após a interrupção da dose4.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

Os laxantes podem viciar o organismo e o indivíduo só evacua se fizer uso deles. Em geral, com o passar do tempo e uso prolongado, serão necessárias doses cada vez maiores. Existe também o risco de tomar uma medicação, melhorar temporariamente e uma doença estar sendo encoberta.

Muvinlax é indicado para o tratamento de pacientes com dificuldades para evacuar.