É bom tomar hipercalórico antes de dormir?

Perguntado por: aribeiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

Não é recomendado a ingestão do hipercalórico antes de dormir, já que durante o período de repouso, há uma redução do gasto calórico. E pode acontecer dos carboidratos consumidos se tornarem em gordura e não massa muscular.

- No pós treino para ajudar na recuperação e na fadiga. Porém, se você já toma proteínas como o Whey, pode ser mais indicado tomar o hipercalórico apenas no pré-treino e deixar as proteínas para o pós-treino. - Antes e até durante refeições principais para que elas tenham mais calorias agregadas.

Como tomar os hipercalóricos
Conforme já adiantamos anteriormente, o ideal é fazer uso dos suplementos no café da manhã, no pré e pós-treino. Entenda melhor: Ao acordar, geralmente seu corpo está em estado de catabolismo, pois são muitas horas sem se alimentar durante a noite de sono.

É a partir dessa lógica que muitos fazem o chamado pre-sleep protein (proteína pré-sono, em tradução livre). Trata-se de ingerir whey protein (ou outro suplemento à base de proteínas) 30 minutos antes de dormir para que a recuperação muscular aconteça a todo vapor e as horas em jejum não atrasem o processo.

Hipercalórico dá sono? Não, o hipercalórico não lhe dá sono. O que pode acontecer é, caso consuma carboidratos em excesso, o processo de digestão poderá causar sonolência após o pico de insulina.

A resposta dependerá do tipo físico e da saúde da pessoa. Para aqueles que têm o objetivo de ganhar massa muscular o ideal é consumir no dia que irá praticar o treino. As pessoas que consumirem o hipercalórico e não praticarem esporte ou musculação podem acabar ocasionando acúmulo de gordura corporal.

É recomendável fazer o uso do hipercalórico diariamente, até mesmo nos dias que não for treinar, mas claro, sempre tomando apenas a dosagem recomendada para o seu dia.

Mesmo sendo uma forma de atingir os objetivos nutricionais e de treinamento, o uso de hipercalóricos apresenta riscos de efeitos colaterais para aqueles que o consomem. Entre os possíveis efeitos colaterais do uso de hipercalóricos, estão: ganho de peso em excesso, surgimento de alergias e dificuldades digestivas.

Os hipercalóricos são suplementos indicados para pessoas que tenham uma alta demanda energética, como praticantes de musculação e esportistas que estejam engajados em atividades intensas ou de longa duração, além de pessoas que almejam o aumento rápido de peso e ganho de massa magra.

Qual melhor forma de tomar hipercalórico? Você pode fazer o uso antes ou depois do treino e entre as refeições, o ideal é misturar com água quando for tomar próximo do horário de treinar ou quando for entre as refeições pode misturar com o líquido de preferência, seja em vitaminas ou sucos.

Tomar whey antes de dormir não é recomendado, pois não terá o mesmo resultado comparado ao tomado no período de treinamento, e graças ao açúcar presente em alguns tipos de whey, pode atrapalhar uma boa noite de sono atrapalhando seus ganhos.

Realizar exercícios compostos, como agachamentos, levantamento de peso morto, supino e flexões, que envolvem vários grupos musculares ao mesmo tempo, é altamente recomendado. Esses exercícios desencadeiam uma resposta anabólica no corpo, promovendo o crescimento muscular.

Então, consumindo caseína – que, segundo Snijders, é mais lentamente digerida e absorvida em comparação com o soro de leite – seus músculos estão recebendo combustível extra para crescer. O ideal é beber um shake cerca de 10 a 30 minutos antes de dormir, de acordo com Snijders.

Isso seria 3.500 calorias extras em uma semana, o que equivale apenas a 1 kg de ganho de peso semanalmente. Então, depois de tomar seu hipercalórico todos os dias durante um mês, provavelmente você vai ganhar uma média de 4 quilos de massa corporal.

O suplemento hipercalórico Hiper Mass Gainer possui a maior quantidade de calorias do ranking, além de conter uma boa quantidade de proteína!