Quem toma fluoxetina pode fazer academia?

Perguntado por: acorte . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

Exemplos destes são sertralina, fluoxetina, citalopram entre outros. Pode sentir sonolência, o que poderia afetar os seus níveis de energia quando se trata fazer um grande treino! Além disso é possível ter a boca seca e suar excessivamente.

É necessário evitar o consumo de bebidas alcoólicas durante o tratamento com fluoxetina. Isso porque a interação dos dois pode causar tontura, sonolência, dificuldade de concentração, problemas de raciocínio e julgamento.

Interações Medicamentosas
Alguns medicamentos e substâncias não devem ser usados em associação com a fluoxetina devido ao aumento do risco de efeitos adversos. Os principais são: Anti-inflamatórios não-esteroides (AINE). Bebidas alcoólicas.

“Os anti-inflamatórios devem, sim, ser evitados, assim como medicamentos que possam comprometer o ritmo cardíaco e os de ação central, que podem dar sonolência, confusão ou perda do controle motor. Além de comprometer o rendimento, eles podem trazer até risco para o praticante de atividade física”, fala Buzatto.

Quem tem ansiedade pode tomar? Essa é uma das principais dúvidas quando se fala em mitos e verdades sobre o pré-treino. Não há grandes contra indicações diretas caso o pré-treino em questão seja composto pelas substâncias mais tradicionais, como os termogênicos.

"Na medicação para obesidade, o paciente tem que perder pelo menos 5% do peso em 12 semanas de tratamento. O paciente pode até ter essa perda com a fluoxetina, mas não é regra. Essa droga não é aprovada para esse fim, ela é comercializada como antidepressivo", diz a endocrinologista.

Após 6 ou 8 horas, a fluoxetina atinge sua concentração máxima no organismo. Porém, para que surta efeito terapêutico, a recomendação é que o medicamento seja utilizado diariamente, sendo esperado que seus efeitos se tornem evidentes depois de um período que varia entre 2 e 6 semanas.

A fluoxetina é uma opção eficaz no tratamento de condições como depressão e ansiedade. Ela age aumentando os níveis de serotonina no cérebro, melhorando o humor e a sensação de bem-estar.

No geral, as diretrizes psiquiátricas recomendam que a descontinuação seja feita de forma gradual, num período de 2 a 4 semanas, nas quais se reduz devagar a dose terapêutica mínima. Por exemplo: se a dose recomendada era de 20 mg, o paciente pode tomar 15 mg por duas semanas, depois 10 mg e assim por diante.

O que é fluoxetina? Antidepressivo da segunda geração, é um princípio ativo de medicações que atuam por meio dos neurotransmissores serotoninérgicos. Ou seja, é uma substância que atua no cérebro para aumentar os níveis de serotonina – um neurotransmissor responsável por regular o humor, apetite, entre outras funções.

“Os medicamentos utilizados para o tratamento da dor muscular, sejam eles anti-inflamatórios ou miorrelaxantes, podem causar resultados ruins na musculação.

Medicamentos mais usados
Ainda segundo a SBED, medicamentos analgésicos (como o paracetamol), anti-inflamatórios, (como o ibuprofeno), e relaxantes musculares costumam ser os mais usados para aliviar esse tipo de dor.

Dipirona e hipertrofia: analgésico não interfere no ganho de massa muscular.