Como saber se o ciclo 21 está fazendo mal?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Reações adversas: As reações mais comuns são: espinhas (acne), dor nas mamas, diminuição da libido, dor de cabeça, menstruação irregular ou ausência de menstruação, alterações de humor, náuseas e aumento de peso. Além desses efeitos colaterais, pode ocorrer secreção das mamas.

Quais são os sinais de que o anticoncepcional faz mal à sua saúde?

  1. Alterações no fluxo menstrual. ...
  2. Perda de libido. ...
  3. Redução na lubrificação vaginal. ...
  4. Inchaço e sensibilidade nas mamas. ...
  5. Anticoncepcional faz mal ao sistema cardiovascular. ...
  6. Diversos sintomas físicos. ...
  7. Aumento na quantidade de espinhas. ...
  8. Alterações no humor.

As náuseas, dores de cabeça e vômito são sintomas menos comuns, mas que atrelados aos anteriores podem ser sinais de uma desregulação hormonal, pode ser que o anticoncepcional esteja ocasionando ou piorando uma situação já existente. Os anticoncepcionais já são conhecidos pela alteração no libido da mulher.

As pílulas anticoncepcionais afetam os níveis hormonais da mulher, levando a vários efeitos colaterais. Esses efeitos geralmente desaparecem em 2–3 meses, mas podem persistir.

O que os hormônios do anticoncepcional podem causar? A progesterona e o estrógeno presentes na pílula podem provocar náuseas, sensibilidade mamária, dores de cabeça e enxaqueca. Os efeitos colaterais também podem incluir ganho de peso, mudanças de humor, diminuição da libido e espessamento da córnea nos olhos.

Anticoncepcional com menos risco de trombose: minipílula
Também chamadas de minipílulas, elas contém apenas o hormônio progesterona, que costuma surgir na forma de desogestrel, linestrenol ou noretisterona. Algumas marcas que apresentam esses compostos são: Cerazette. Norestin.

Pílula anticoncepcional
Comumente, muitas mulheres sentem efeitos colaterais intensos nos primeiros meses de ingestão dos comprimidos anticoncepcionais ou na ocasião de uma troca de medicamento. Com a adaptação do corpo, os efeitos tendem a ser diminuídos, mas isso não é uma regra e pode não ocorrer em vários casos.

“Problemas dermatológicos, como espinhas, aumento de oleosidade e queda capilar, também são sinais de alerta, assim como o surgimento de náuseas, ânsia e dores de cabeça constantes. Alterações de libido e aparecimento de inchaço, dor e vermelhidão nas pernas também podem ser efeitos colaterais dos anticoncepcionais.

Para que o corpo feminino possa se adaptar totalmente as pílulas, leva o tempo de três cartelas, ou seja, três meses. É possível que o ciclo menstrual possa se mostrar mais ameno a partir da segunda ou terceira menstruação. Mas na quarta cartela, ele já deve se normalizar.

O uso de contraceptivos orais combinados aumenta o risco de eventos tromboembólicos e trombóticos arteriais. Entre os eventos relatados estão infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais (AVC isquêmicos (falta de fluxo sanguíneo) e hemorrágicos).