Qual é o genérico do Anita?

Perguntado por: afreitas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 14 votos

Nitazoxanida 500mg Com 6 Comprimidos Genérico Althaia.

A nitazoxanida é a substância ativa do medicamento ANNITA®. A nitazoxanida é um anti- helmíntico antiparasitário, de amplo espectro. Trata-se de um composto nitrotiazolídico com atividade no tratamento de infecções intestinais causadas por protozoários e helmintos.

R$ 51,52.

Medicamentos disponíveis no mercado que contêm a substância nitazoxanida:

  • Annita® (referência)
  • Azox® (similar)
  • Irosê® (similar)
  • Pará® (similar)
  • Tanisea® (similar)
  • Trinida® (similar)
  • Nitazoxanida (genérico)

A nitazoxanida é indicada no tratamento das seguintes infecções: gastroenterites virais provocadas por rotavírus e norovírus; helmintíases provocadas por nematódeos, cestódeos e trematódeos, como: Enterobius vermicularis, Ascaris lumbricoides, Strongyloides stercolaris, Ancylostoma duodenale, Necator americanus, ...

1. A taxa de cura da giardíase pela nitazoxanida é semelhante ao do Metronidazol (entre 80 a 90% de sucesso). Porém, o tratamento com metronidazol custa em torno de 15 a 30 reais, enquanto a caixa de Annita dificilmente é encontrada por menos de 50 reais.

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

Annita® deve ser administrado com alimentos, o que garante uma elevada absorção do medicamento.

Medicamentos mais indicados: albendazol, mebendazol, tiabendazol, cambendazol, pamoato de pirantel e nitazoxanida.

Nitazoxanida é um medicamento indicado para o tratamento de infecções causadas por protozoários, atuando por meio da inibição de uma enzima indispensável à vida do parasita.

Os dois já mostraram efeitos sobre alguns tipos de coronavírus. Para a Covid-19, a Ivermectina mostrou resultados in vitro de redução da replicação, ainda por mecanismos pouco conhecidos.

Em poucas horas, já começa a haver morte de parasitas, que podem até ser eliminados nas fezes a olho nu, dependendo do grau de infestação.

As reações mais comuns são um certo desconforto abdominal passageiro. Outros sintomas que constam na bula são: diarreia, náusea, vômito e dor de cabeça. A nitazoxanida geralmente altera a cor da urina, que fica amarelo-esverdeada por causa da coloração natural de alguns dos componentes da fórmula.