Por que a cafeína não me tira o sono?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Por ser muito parecida com a adenosina (neurotransmissor responsável por “avisar” ao cérebro que estamos cansados), a molécula de cafeína passa a ocupar os receptores específicos do neurotransmissor original, o que nos permite burlar a sonolência.

Organismo pode estar a adaptar-se à cafeína
Para os que conseguem apoiar-se nas chávenas de café diárias para enfrentarem o dia, importa dizer que a cafeína não elimina a adenosina do organismo.

O café é uma bebida cheia de benefícios, que costuma ser a escolha ideal para dar mais energia pela manhã e despertar o corpo sonolento durante o trabalho. A bebida, porém, não tem o mesmo efeito em todas as pessoas e há quem sinta ainda mais sono e cansaço depois do consumo.

A ciência é clara: a cafeína perturba a qualidade e a quantidade de sono, mesmo se ingerida seis horas antes da hora de dormir.

A cafeína tem a capacidade de se ligar aos mesmos receptores da adenosina, inibindo sua atividade e acelerando a atividade neural. É como se a cafeína “enganasse” o cérebro: por mais adenosina que tenhamos acumulado, a cafeína bloqueia os receptores, fazendo com que a sensação de sono e fadiga cesse momentaneamente.

Isso porque as bebidas desse tipo contêm cafeína, um dos mais poderosos estimulantes do sistema nervoso central. No estudo, os pesquisadores observaram que quem ingere energéticos está mais propenso a ter um sono de curta duração.

O que fazer para tirar o sono

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

Os principais sintomas de alerta são: dificuldade para dormir, dor de cabeça, enxaquecas, desconforto estomacal, síndrome do intestino irritável, tremores, calor, coceira, agitação excessiva, quadros de ansiedade, nervosismo, inquietação, aumento da pressão arterial e ritmo cardíaco.

É comum que as pessoas consumam energéticos para espantar o sono e manter o cérebro em “alerta”. Mas de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Nutrition Reviews, o único ingrediente que causa esse efeito é a cafeína. As informações são do Daily Mail.

Aliás, uma análise foi realizada com 12 pessoas, que tomavam comprimidos com 400 mg de cafeína, equivalente a duas xícaras de café. O resultado mostrou que algumas daquelas que tomaram a bebida até 5 horas antes de dormir ficaram 1 hora sem sono.

Bebidas que podem ajudá-lo a dormir (e outras que pioram o sono)

  • Chá de camomila. Será que é hora de uma xícara de chá de camomila? ...
  • Chá de ashwagandha. ...
  • Chá de valeriana. ...
  • Leite morno e chá com leite dourado. ...
  • Chá com leite dourado. ...
  • Chá de erva-cidreira. ...
  • Chá de passiflora. ...
  • Outras bebidas para uma noite nas nuvens.

5 horas

O efeito da cafeína pode durar de 3 a 5 horas, mas pode variar de acordo com a quantidade ingerida, a forma de consumo (café, chá, refrigerante, etc.)

De uma forma geral, alimentos e bebidas estimulantes são perfeitos para tirar o sono. Entre eles podemos citar o café, guaraná em pó, energéticos, açaí, chocolate preto e chá de gengibre. Eles possuem a capacidade de aumentar a disposição.

O pico dos efeitos da cafeína se dá nas 5 horas seguintes à ingestão, podendo demorar até 40 horas para ser totalmente eliminada do corpo. Além da genética, fatores como idade, peso, condição de saúde, status de ânimo também influenciam em como o corpo reage à presença da substância.