Quantas horas o café tira o sono?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Cafeína do café tira o sono? Sim! Por ter um efeito médio de até 6h, com o pico entre 3h e 4h, até o final da tarde, o café que você consumiu de manhã vai continuar fazendo efeito no seu corpo.

Além disso, a cafeína é metabolizada pelo fígado e eliminada do corpo pela urina, o que pode levar até 10 horas para ser concluído. Vale lembrar que o consumo excessivo de cafeína pode causar efeitos colaterais indesejados, como ansiedade, insônia, dor de cabeça, tremores, palpitações e aumento da pressão arterial.

Vários estudos científicos têm investigado os efeitos da cafeína no sono. A maioria desses estudos concluiu que o consumo de café algumas horas antes de dormir pode interferir na qualidade do sono. A cafeína pode reduzir o tempo total de sono, prolongar o tempo necessário para adormecer e afetar a eficiência do sono.

Organismo pode estar a adaptar-se à cafeína
Para os que conseguem apoiar-se nas chávenas de café diárias para enfrentarem o dia, importa dizer que a cafeína não elimina a adenosina do organismo.

O principal composto do café é a cafeína, que tem alto poder estimulante. Isso faz com que a bebida tenha alguns dos seus efeitos mais conhecidos, como ajudar a ficar mais acordado, disposto e concentrado.

A solução rápida
O Dr. Adam Splaver, um cardiologista do sul da Flórida, sugere uma boa hidratação para eliminar a cafeína do seu sistema. O exercício também pode ajudar, pois queimará o excesso de energia enquanto acelera o metabolismo.

O recomendado é consumir a bebida até as 14h, já que os níveis de cafeína continuam presentes no organismo até sete horas após a ingestão.

Mas afinal, o café tem mesmo o poder de inibir algumas horas de repouso ou isso já virou um mito? Pesquisa recente realizada pela Universidade Técnica de Lisboa constatou que o consumo moderado de cafeína – cerca de cinco cafezinhos por dia – pode sim reduzir o período de sono.

De uma forma geral, alimentos e bebidas estimulantes são perfeitos para tirar o sono. Entre eles podemos citar o café, guaraná em pó, energéticos, açaí, chocolate preto e chá de gengibre. Eles possuem a capacidade de aumentar a disposição.

Ou seja, se a pessoa tiver por hábito dormir às 22 horas, é indicado evitar alimentos com chocolate depois das 17h. Café precisa de ainda mais tempo, e deve-se evitar o consumo depois das 15h.

A bebida, porém, não tem o mesmo efeito em todas as pessoas e há quem sinta ainda mais sono e cansaço depois do consumo. A explicação está na ação passageira da cafeína, que inibe a vontade de dormir por algum tempo, mas pode causar efeito rebote, principalmente se consumida em excesso.

É comum que as pessoas consumam energéticos para espantar o sono e manter o cérebro em “alerta”. Mas de acordo com uma nova pesquisa publicada no jornal Nutrition Reviews, o único ingrediente que causa esse efeito é a cafeína. As informações são do Daily Mail.

O jornal The New York Times publicou um estudo que aponta que os chocolates mais escuros possuem, ainda, outras substâncias estimulantes, como a teobromina, responsável por aumentar os batimentos cardíacos e capaz de tirar o sono. Portanto, tenha ainda mais atenção com esses!

20 Minutos! Uma xícara de café pode levar apenas 20 minutos para atingir a corrente sanguínea e cerca de 1 hora para atingir a eficácia total. Porém, isso pode variar em pessoas que já são acostumadas a tomar café!

Para perder o sono e ficar acordado o resto do dia, podem ser adotadas algumas estratégias, como:

  1. Comer alimentos estimulantes. ...
  2. Tirar um cochilo rápido de 15 minutos. ...
  3. Fazer exercício a cada 30 minutos. ...
  4. Colocar-se num ambiente menos confortável. ...
  5. Comer um lanche saudável. ...
  6. Respirar fundo 10 vezes. ...
  7. Conversar com outra pessoa.

A "xícara de café fraca" deve ter cerca de 100 miligramas de cafeína. Para quem obtêm quantidade razoável de sono, mas trabalha de madrugada, o recomendável é beber duas xícaras rápidas de café fraco logo no início do turno.