Como saber se tem bolinhas fedorentas na garganta?

Perguntado por: imelo . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 2 votos

Sintomas de caseum

  1. bolinhas brancas ou amareladas na garganta;
  2. mau hálito;
  3. amígdalas inchadas;
  4. garganta inflamada;
  5. dor ao engolir;
  6. tosse;
  7. gosto desagradável na boca;
  8. dor de ouvido etc.

Os cáseos amigdalianos são bolinhas esbranquiçadas ou amareladas que não cheiram bem e se desprendem das amígdalas quando se espirra, tosse, engole saliva ou, até mesmo, quando se comprime a região das amígdalas.

O caseum amigdaliano (ou cáseo amigdaliano) é uma substância com características esbranquiçadas que se formam nas amígdalas. Pode ser identificado pelo paciente como bolinhas brancas na garganta ou ter a aparência similar a bolhas no fundo da garganta.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

Pode-se tentar evitar a formação do caseum com o enxague da boca e gargarejos, mesmo com água, após as refeições, além do correto tratamento do refluxo gastroesofágico. A correção da respiração oral também é de grande importância em pacientes que a apresentam como causa do problema.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

O Enxaguante & Antisséptico Bucal Halité foi desenvolvido para o controle dos gases responsáveis pelo mau hálito (halitose), indicado para quem tem saburra lingual em excesso, cáseos, gengivite e gotejamento pós nasal.

Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.

Elas são produzidas nas amígdalas e acumuladas entre a garganta e a úvula, são mais frequentes em adultos com idade entre 25 e 45 anos, com quadros de inflamação das amígdalas. Sendo assim, quem não tem as amígdalas, não corre o risco de ter caseum.

Por que os cáseos amigdalianos causam mau hálito? O mau hálito – também conhecido como halitose – é um dos principais sintomas dos cáseos amigdalianos. Lembrando que a formação do cáseo pode se dar devido ao acúmulo de restos de comidas nas amígdalas, favorecendo a proliferação de microrganismos.

O preço da cirurgia de remoção das amígdalas pode variar bastante a depender dos honorários médicos, técnicas empregadas, estrutura hospitalar e localização do hospital. No entanto, o procedimento pode ser encontrado por valores que variam entre R$6.000,00 e R$15.000,00.

Essas causas são muito fáceis de resolver: uso do fio dental, eliminação da saburra lingual e uma boa escovação. E, é claro, não têm nada a ver com o cheiro de fezes. Importante que você saiba o seguinte: se você está sentindo um odor muito fora do usual, ou que se assemelha a algo podre, procure ajuda.