Quem é intolerante à lactose tem gases?

Perguntado por: udantas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Embora não seja uma condição que cause complicações em adultos saudáveis, a intolerância à lactose pode gerar muitos desconfortos. Conviver com gases, dores abdominais e de cabeça, cansaço e diarreia frequentemente é algo que prejudica a qualidade de vida e o bem-estar do paciente.

Se você tem gases após tomar leite, provavelmente, você tem algum nível de intolerância à lactose. Entenda o que acontece no seu organismo neste caso. A má digestão da lactose pode ser sentida pelo nosso corpo em forma de desconforto na barriga após o consumo de leite e derivados, como queijo e iogurte.

Intolerância à lactose provoca dor, diarreia e náuseas
Quando essa lactose chega não digerida no intestino ela é fermentada pelas bactérias intestinais. Essa fermentação gera muitos gases, principalmente de hidrogênio”.

Como aliviar os sintomas da intolerância a lactose

  1. E daí, o que fazer? Hoje mais do que nunca eu só tomo remédio em caso de extrema necessidade. ...
  2. Hidrate-se!! Primeiro de tudo, beber MUITA água! ...
  3. Faça uso de chás. ...
  4. Cuide da sua saúde intestinal. ...
  5. Suco verde. ...
  6. Alimentos prebióticos. ...
  7. Ajudinha para digestão. ...
  8. A alimentação.

Sintomas: Os sintomas mais comuns são náusea, dores abdominais, diarréia ácida e abundante, gases e desconforto. A severidade dos sintomas depende da quantidade ingerida e da quantidade de lactose que cada pessoa pode tolerar. Em muitos casos pode ocorrer somente dor e/ou distensão abdominal, sem diarréia.

Em geral, o excesso de gases intestinais costuma estar relacionado à dieta, mas ele pode ser um sinal de alguma doença do trato gastrointestinal, como, por exemplo, a síndrome do intestino irritável.

Existem diferenças entre a Síndrome do Intestino Irritável (SII) e a Intolerância a Lactose. É uma confusão muito comum entre os pacientes, por os sintomas serem semelhantes. Se a pessoa tem intolerância à lactose, vai reagir a um alimento específico, como algum do grupo dos laticínios.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), existem três tipos de intolerância à lactose: primária, secundária e congênita.

Produtos zero lactose oferece diversas vantagens para o intolerante. De acordo com o gastroenterologista, Dr. Edir Porto, esses produtos diminuem os desconfortos comuns do intolerante. Gases, inchaços, náuseas, diarreia e cólicas quando consome leite ou derivados são alguns deles.

Se a intolerância à lactose não é detectada e diagnosticada, os problemas digestivos poderão ferir a mucosa e a flora intestinal e, em longo prazo, podem alterar a permeabilidade intestinal e permitir que algumas substâncias de tamanho considerável entrem na circulação sanguínea, produzindo uma série de problemas ...

Caso você sinta desconfortos após o consumo de leite e derivados, existe uma alternativa: a suplementação através da enzima lactase. A enzima lactase, como já foi dito, é responsável pela quebra da lactose, facilitando assim a absorção desse açúcar pelo nosso intestino e auxiliando a digestão.

A intolerância à lactose é um problema que ainda não tem cura, por isso, não pode ser revertido na maioria dos casos. Entretanto, quando se trata de uma condição secundária, tratando o problema de base é possível reverter a intolerância.