Como medir a glicose sem furar o dedo?

Perguntado por: aneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

A tecnologia do medidores de glicose evoluiu e atualmente existe o medidor Free Style Libre que é capaz de fazer a medição via sensor que é inserido na parte de trás do braço e ao aproximar o aparelho do sensor o valor da glicemia em mg/dL é exibido na tela, inclusive com indicativo de viés de alta ou de baixa para ...

Para controlar a diabetes, as pessoas que possuem a doença precisam furar os dedos e testar os níveis de glicose várias vezes ao dia. Agora, pesquisadores do MIT podem ter desenvolvido um método menos invasivo, usando luz infravermelha para obter leituras de glicose sem a necessidade de picadas.

Um estudo recente afiliado ao UNIST relatou uma nova rota para medir os níveis de açúcar no sangue (BGLs) sem coletar o sangue. Esta é uma técnica revolucionária e não invasiva para testar os níveis de glicose no sangue, usando um sensor de glicose baseado em onda eletromagnética (EM) inserido sob a pele.

lavar bem as mãos e secá-las corretamente; espetar o dedo com a agulha do glicosímetro; encostar a gota de sangue na fita de medição; aguardar alguns segundos até que o resultado fique pronto.

Custando mensalmente o valor de R$ 578,00. Com isso, o investimento anual é 6.936, e pelo período de 10 anos, totalizam R$ 69.360. Isso tudo sem contar com a inflação do produto ao longo dos anos. Portanto, como o plano de saúde deve cobrir o Sensor Freestyle Libre, será uma enorme economia para os pacientes.

Nesses casos, a glicemia deve ficar entre 80 mg/dL e 180 mg/dL. Quando medir: Pode ser solicitado antes e depois de refeições e de exercícios, antes de dormir e às vezes até no meio da madrugada. Circunstâncias como alterações na medicação ou na rotina podem fazer com que o médico mude o esquema temporariamente.

Melhor aparelho para medir glicose:

ACCU-CHEK – GuideMelhor aparelho para medir glicose
Freestyle LibreModelo mais prático e tecnológico
G-Tech Free SmartMedidor de glicose com bluetooth
On Call Plus 2Modelo simples e intuitivo
Glucoleader EnhanceAparelho para medir glicose acessível

Diabéticos irão receber o sensor FreeStyle Libre do SUS, no Distrito Federal. A novidade bem vinda é que em 27/11/2020 o Governo do Distrito Federal fez o anúncio¹ de que inicialmente até 300 pacientes com diabetes tipo 1 serão beneficiados no Distrito Federal.

Os níveis normais de glicose no sangue são de até 99mg/dl pré-prandial (período que antecede a alimentação), e até 140 mg/dl pós-prandial (1 ou 2 horas após a alimentação) . Níveis alterados desses valores podem sugerir crises hiperglicêmicas ou hipoglicêmicas. Níveis de glicose no sangue ao longo do dia.

14 dias

Leitura da glicose por scanner, via leitor ou smartphone compatível. Obtenha dados atualizados da glicose e histórico glicêmico. O sensor dura até 14 dias.

Assim, teremos, no caso de exame sem jejum: até 140 mg/dL: patamares normais; entre 140 mg/dL a 200 mg/dL: intolerância à glicose; acima de 200 mg/dL: diagnóstico de diabetes.

Acontece que lá pelas 2 horas da manhã o nosso organismo começa a produzir uma série de hormônios, entre eles o cortisol. Essas substâncias aumentam a resistência das células à insulina, ou seja, mesmo o fígado tendo liberado um tanto de glicose no sangue ela tem dificuldade de penetrar nas células.