Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

Quanto tempo dura a pneumonia bacteriana? O período de duração da pneumonia bacteriana pode variar, pois seus sintomas somente se manifestam após três dias de contrair a infecção. No geral, a duração da doença pode ser de 5 a 14 dias, o tempo do tratamento completo.

Os pneumologistas explicam que a doença pode ter um tempo de cura entre 4 a 6 semanas dos principais sintomas. No entanto, de forma completa, a pneumonia pode levar até 3 meses para desaparecer e o paciente ser considerado oficialmente curado.

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

A doença causa uma grave infecção nos pulmões, atingindo as unidades de troca gasosas. Pode ocorrer o acúmulo de líquido ou pus na cavidade entre as pleuras, membrana dupla muito fina formada pela pleura visceral e pela pleura parietal, o levando a um derrame pleural.

A pneumonia bacteriana geralmente não é contagiosa e pode ser tratada com antibióticos que são prescritos por um profissional.

Mal-estar e fraqueza. Secreção amarelada ou esverdeada. Confusão mental. Alteração da pressão arterial.

No caso de pacientes idosos, crianças pequenas ou quando a doença apresenta sinais graves de comprometimento nos pulmões, rins, pressão arterial alterada e dificuldade respiratória, a internação hospitalar pode ser necessária.

O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.

Em geral, o medicamento que atua inibindo a proliferação bacteriana começa a atuar no organismo cerca de 30 minutos após a sua ingestão. Porém uma regressão significativa dos sintomas é notada pelos pacientes apenas 48 horas após o início do tratamento.

Durante o tratamento da pneumonia, o repouso, a boa alimentação e a hidratação são fundamentais. De acordo com o pneumologista Flávio Andrade, o repouso serve para que a energia do organismo seja restabelecida para a recuperação do quadro. "Sendo assim, o afastamento do trabalho também pode ser necessário.

Complicações da pneumonia
O micro-organismo responsável pela pneumonia pode entrar na corrente sanguínea, ou a resposta do corpo à infecção pode ser exagerada, resultando na diminuição da pressão arterial que pode trazer risco à vida, um quadro clínico denominado sepse.

– álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; – ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; – resfriados mal cuidados; – mudanças bruscas de temperatura.