Qual o sintoma de músculo inflamado?

Perguntado por: eteles . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo. Podem ocorrer dores musculares inclusive em estado de repouso, ou apenas ao utilizar o músculo lesionado.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

O processo de contração muscular pode inflamar os músculos principalmente quando feito de forma excessiva ou de maneira errada, provocando um quadro de distensão do músculo. Muitas vezes, as pessoas podem exagerar na intensidade da carga ou na quantidade de repetições, sem dar o intervalo mínimo para as atividades.

Os analgésicos estão entre as primeiras opções para esses quadros. Essa classe de medicações tira as dores em poucas horas depois do uso oral, porém, assim que o efeito passa, elas tendem a voltar. Outros que podem ser incluídos no tratamento de dores musculares são os anti-inflamatórios e os .

A dor muscular afeta principalmente os músculos dos braços, pernas, costas, ombros, abdômen e quadris, mas qualquer músculo do corpo pode ser afetado.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

O principal sintoma de dor muscular é a dor ou incômodo em uma determinada região do corpo ou mesmo uma dor mais sistêmica e generalizada. A dor pode ser uma sensação de queimação e ardência ou de pontada no músculo, ou ainda uma sensação de peso no local, como se ele estivesse mais enrijecido ou sensível ao toque.

O que é miosite? Miosite é a inflamação dos músculos. Causa dor, desconforto, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos que dependem do músculo ou grupo muscular afetado pela inflamação. A miosite pode ser crônica, durando vários anos, ou aguda, quando surge subitamente e some, sem necessidade de intervenção.

Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos. Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da dor muscular. Os mais comuns são lesões ou sobrecarga. Infecções e condições inflamatórias também podem ser fatores causais.

Sensação de formigamento ou dormência na região afetada. Piora da dor quando sentado ou em pé, que melhora ao deitar. Fraqueza muscular, tornando difícil levantar o pé ou mover a perna de forma adequada.