O que atrapalha o sono REM?

Perguntado por: vornelas2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O sono depende de diversos fatores externos e ambientais para acontecer nos ciclos necessários para chegar à fase REM. De pouco adiantaria respeitar horários, tirar uma sesta ou relaxar durante o dia se, à noite, o ambiente onde se dorme for inadequado.

Para que se consiga atingir o sono REM são necessárias algumas medidas antes de dormir, como evitar uso de celular, ingestão de bebidas e alimentos ricos em cafeína e álcool e é preciso manter um ambiente escuro para ativar a melatonina, que é o hormônio produzido pelo corpo com função de regular o sono.

O REM é o último estágio do ciclo do sono, que dura cerca de 20 minutos cada e é nele que os sonhos acontecem. Nesse momento nosso batimento cardíaco acelera e ocorrem as chamadas “paralisias do sono”, pois o cérebro bloqueia os neurônios motores para que o corpo não reproduza os movimentos ocorridos nos sonhos.

A atividade aeróbica pode melhorar o tempo de sono profundo inclusive de pessoas que relatam ter bom sono. Exercício matinal em ambiente externo é o ideal, pois a luz natural ajuda a reforçar o ritmo circadiano natural. Evite exercícios nas duas horas antes de se deitar pois o estímulo pode dificultar cair no sono.

Para uma recuperação completa do seu corpo e mente, você precisa ter uma quantidade suficiente de sono em geral, mas também o suficiente para o sono REM e Profundo. O sono REM deve constituir 20 a 25% do sono total e o profundo 10-20%. Isso deixa 50-60% para o sono leve.

A paralisia do sono é uma impossibilidade temporária de se mexer ou falar na transição entre o sono e a vigília. Trata-se de um estado de desconexão temporária ou descontinuidade de funções motoras, perceptivas, emocionais ou cognitivas.

sono REM

Na fase do sono REM, acontece o descanso profundo e liberação de hormônios, além do repouso da mente. É uma fase de extrema importância para a recuperação da energia física. Nela também é quando acontece uma intensa atividade cerebral e a consolidação da memória.

Algumas dicas como: deitar-se, relaxar, praticar atividade física, evitar luminosidade são estratégias que podem auxiliar em uma qualidade de sono mais profunda para restabelecer o descanso e fixação de memória para desempenhar atividades do dia seguinte de maneira satisfatória.

5 técnicas simples e cientificamente comprovadas para dormir...

  1. Reduza o ritmo da respiração. Uma forma simples, mas incrivelmente poderosa de relaxar é respirar lenta e profundamente. ...
  2. Aproveitar a luz da manhã ...
  3. Desfrutar da cama. ...
  4. Se esquentar para se resfriar. ...
  5. Prestar atenção ao corpo.

De acordo com o especialista, o sono REM é a fase mais importante para a consolidação da memória. E complementa: “Dormir e sonhar são imprescindíveis para a saúde física, mental e para o bem-estar”.

Olá, esses sintomas podem estar relacionados a alguma mudança recente na sua rotina, como por exemplo uma carga emocional, estresse, cobranças excessivas, ansiedade. Mas, é importante de fato procurar um médico para investigar por meio de exames como esta seu funcionamento orgânico.

MELAT - MELATONINA SÉRICA. Para amostra noturna a coleta deve ser realizada entre 0:00 e 4:00 horas.

"O relógio é útil para que a pessoa entenda que o sono precisa ser cuidado. O dispositivo tem um actigráfo que mede o movimento. Se você não se movimenta, mas está acordado, ele vai calcular como sono", explica Sandra Doria, otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono.

Se você precisar de uma soneca, que seja curta – não mais que 30 minutos– para que não interfira na sua próxima noite de sono, recomenda Atwood.