O que fazer para tirar o sono no trabalho?

Perguntado por: ucastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Crie um ambiente favorável, com temperatura, aroma e iluminação adequadas. Acrescente exercícios físicos em sua rotina. Não coma ou beba em excesso antes de se deitar. Evite álcool e cafeína, especialmente próximo da hora de se deitar.

  • 1 – Tenha uma boa noite de sono. Ter uma boa noite de sono não quer dizer, necessariamente, dormir mais de 8 horas. ...
  • 2 – De olho na alimentação. ...
  • 3 – Mantenha o corpo ereto. ...
  • 4 – Dê pausas e esticadinhas. ...
  • 5 – Uma boa dose de café é bem-vinda. ...
  • 6 – Playlist para animar. ...
  • 7 – Tire um cochilo rápido.

Seis alimentos que tiram o sono

  1. Cafeína. ...
  2. Carne vermelha. ...
  3. Sobremesas açucaradas. ...
  4. Pimenta. ...
  5. Álcool. ...
  6. Alimentos ácidos.

Dormir em horário adequado e regular, em local silencioso e escuro, com temperatura adequada, roupas apropriadas, evitar o consumo de cafeína e alimentos gordurosos a noite são hábitos importantes para que a rotina do sono se estabeleça e gere os benefícios metabólicos de noites bem dormidas.

Mas afinal, o café tem mesmo o poder de inibir algumas horas de repouso ou isso já virou um mito? Pesquisa recente realizada pela Universidade Técnica de Lisboa constatou que o consumo moderado de cafeína – cerca de cinco cafezinhos por dia – pode sim reduzir o período de sono.

Existem muitas situações onde o cansaço no trabalho está diretamente ligada a má qualidade do sono. Você pode até dormir bem e ficar relaxado, contudo, devido ao desinteresse do serviço, você pode acabar sentindo muito sono durante o dia.

O energético é composto, principalmente, pela cafeína e taurina. A cafeína age diretamente no cérebro, inibindo a ação da adenosina – hormônio responsável por provocar a sensação de cansaço e sonolência. Enquanto isso, o aminoácido taurina atua no corpo estimulando o metabolismo.

Você pode estar com falta de vitamina D e não saber. Sonolência em excesso durante o dia.

Para ficar bem acordado depois de passar a noite em claro abuse da luz, natural ou artificial, que irá inibir a produção de melatonina, o hormônio do sono. Temperaturas ligeiramente mais elevadas e músicas agitadas também podem ajudar, assim como o chiclete. Todos eles mantêm o cérebro ativo e acordado.

Ter sono excessivo mesmo dormindo muito é um sinal do corpo humano para avisar que algo está errado. Ficar cansado por causa da rotina corrida e agitadas é normal, porém, quando esse cenário se transforma e a fadiga vira algo excessivo e constante, é hora de investigar mais a fundo para entender o que está acontecendo.

Também conhecida como uma privação extrema do sono, nesse momento a fadiga e a irritabilidade se tornam ainda mais intensas e é possível que o indivíduo comece a alucinar, ouvindo e vendo coisas que não existem. Aumento no nível de estresse e ansiedade também podem ocorrer.