O que é bom para tratar a intoxicação alimentar?

Perguntado por: ialbuquerque . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 2 votos

Como tratar intoxicação alimentar?

  • mingau de amido de milho;
  • chás com açúcar, mas sem cafeína. Evite o chá-preto, o chá-mate e o chá-verde;
  • maçã e pera cozidas e sem casca;
  • banana;
  • cenoura e batata cozidas;
  • arroz branco ou massa sem molhos ou gorduras;
  • frango grelhado ou cozido.

Descanse o máximo possível; Coma quando se sentir à vontade – Comece por fazer refeições pequenas, leves e com pouca gordura. Alimentos leves tais como torradas, tostas, arroz e banana são boas escolhas; Evite o álcool, cafeína, bebidas com gás e alimentos condimentados e gordurosos – Podem fazer com que se sinta pior.

Tratamentos para intoxicação alimentar
Infelizmente, não existe um remédio para a intoxicação. Ou seja, é necessário aliviar os sintomas e esperar. Comer alimentos leves e beber bastante água é essencial para evitar o ciclo da doença. O maior perigo da intoxicação é a desidratação.

O melhor remédio caseiro para intoxicação alimentar é o soro caseiro, pois possui diversos sais minerais e glicose que ajudam a hidratar o organismo. Beber mais água e água de coco também ajuda a hidratar e pode ser ingerida gelada ou natural para reduzir os acessos de vômitos.

Esses sintomas podem começar dentro de horas após a ingestão do alimento contaminado, mas pode demorar dias ou até mesmo semanas em alguns casos. A intoxicação alimentar geralmente dura de um a 10 dias. Tudo depende do organismo que causou a infecção e quais as condições de saúde da pessoa infectada.

Por alguns dias, um cardápio mais saudável, beber bastante água, evitar doces e bebidas alcóolicas podem ajudar a desintoxicar o organismo.

Desintoxicação: aprenda a limpar seu organismo com 5 dicas

  1. 5 dicas para desintoxicar o organismo. ...
  2. Hidrate-se bem! ...
  3. Alimente-se de forma nutritiva. ...
  4. Evite consumir alimentos com toxinas. ...
  5. Exercite-se regularmente. ...
  6. Cuide da sua mente.

Dor de cabeça; Vômitos e enjoo excessivo; Mal-estar geral; Fezes líquidas mais de 3 vezes por dia.

O que devo comer quando estiver com intoxicação? Se puder comer o que já está habituado, é preferível. Mas, normalmente, quando existe uma diarreia mais importante, é recomendado ao adulto não ingerir leite ou derivados e alimentos ricos em cafeína (como café, chocolate e refrigerantes).

> Desidratação (causa sede excessiva, boca seca, dificuldade para urinar, fraqueza e tontura); > Perda de peso; > Queda de pressão arterial; > Insuficiência dos rins (casos mais raros).

Beba água de coco, isotônicos, sucos de frutas, mas evite o consumo de sucos industrializados, especialmente os de maçã e uva.

O que tomar para aliviar a dor e cólicas na barriga? Há mais de 50 anos atuando contra a dor na barriga, Buscopan é o medicamento para dores na barriga mais prescrito pelos médicos6. Caso você tenha dores ou cólicas decorrentes da intoxicação, o uso de Buscopan pode ser recomendado pelo seu médico.

A intoxicação alimentar, também chamada de gastroenterite aguda, é uma patologia clínica. A sua causa está relacionada à ingestão de água ou alimentos contaminados por bactérias ou vírus, sendo os mais comuns a Salmonella, Escherichia coli e o Rotavírus, ou por suas respectivas toxinas e fungos.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.