O que significa síndrome de Wolff Parkinson?

Perguntado por: lleiria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 5 votos

A síndrome de Wolff-Parkinson-White é uma doença congênita em que há uma conexão elétrica adicional entre os átrios e os ventrículos. Os portadores dessa doença podem ter episódios de batimentos cardíacos extremamente acelerados.

A síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW) acontece quando existem vias acessórias que promovem uma pré-excitação ventricular: fibras anormais, congênitas, conectam o átrio ou a junção AV ao ventrículo, fora do sistema His-Purkinje.

Após ablação não há qualquer restrição para atividade física e qualquer profissão poderá ser exercida.

O que é síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW)?
que faz o coração bater rápido demais. A pessoa nasce com a doença e ela envolve uma via elétrica extra e anormal no coração. Quando estimulada, a via extra provoca uma frequência cardíaca rápida.

A síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW) acontece quando existem vias acessórias que promovem uma pré-excitação ventricular: fibras anormais conectam o átrio ou a junção atrioventricular ao ventrículo, fora do sistema de fibras habitual, de His-Purkinje causando arritmias que podem ser fatais.

“Nesse contexto, os pacientes podem apresentar taquicardia, insuficiência cardíaca e picos de pressão alta e baixa, no caso do coração e vasos, incontinência urinária, no caso da bexiga, ou constipação intestinal, no caso do intestino, por exemplo.

Diversos estudos apresentam o envolvimento cardíaco na DP, sendo que disfunções autonômicas são causas frequentes de morte em pacientes com essa doença.

Normalmente, quando adolescentes ou pessoas com vinte e poucos anos apresentam uma arritmia devido a esta síndrome, ela se apresenta como um episódio de palpitações.

A ablação por cateter é um procedimento minimamente invasivo no qual o médico passa um tubo fino e flexível (cateter) pelos vasos sanguíneos até o coração para destruir (neutralizar) as vias elétricas anormais do tecido cardíaco.

A síndrome de WPW pode causar alterações ameaçadoras à vida em pacientes gestantes. Devido a isso, é de suma importância se reconheça e se esteja ciente dos riscos inerentes a essa condição, bem como de seu manejo durante a gestação (Ahmad et al., 2008).

Causas e fatores de risco
Estudos mostram que taquicardias ventriculares (TV) ocorrem com frequência em pacientes que sofreram algum dano no coração por ataque cardíaco, cirurgia cardíaca ou outras condições. Algumas pessoas com defeitos cardíacos congênitos também sofrem taquicardia ventricular.

Quando a ablação por cateter não é suficiente
A ablação busca uma correção elétrica, mas outros fatores também são fundamentais, como controle das doenças subjacentes, em especial hipertensão, obesidade e apneia do sono", explica Dr. Rodrigo.