O que significa síndrome de Wolff-Parkinson-White?

Perguntado por: upires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW) é uma doença congênita gerando taquicardias e arritmias, que reduzem a eficiência do coração.

Os portadores dessa doença podem ter episódios de batimentos cardíacos extremamente acelerados. A maioria deles tem percepção dos batimentos cardíacos (palpitações), e alguns sentem fraqueza ou falta de ar.

Após ablação não há qualquer restrição para atividade física e qualquer profissão poderá ser exercida.

O que é síndrome de Wolff-Parkinson-White (WPW)?
que faz o coração bater rápido demais. A pessoa nasce com a doença e ela envolve uma via elétrica extra e anormal no coração. Quando estimulada, a via extra provoca uma frequência cardíaca rápida.

A síndrome de WPW pode causar alterações ameaçadoras à vida em pacientes gestantes. Devido a isso, é de suma importância se reconheça e se esteja ciente dos riscos inerentes a essa condição, bem como de seu manejo durante a gestação (Ahmad et al., 2008).

Diversos estudos apresentam o envolvimento cardíaco na DP, sendo que disfunções autonômicas são causas frequentes de morte em pacientes com essa doença.

“Nesse contexto, os pacientes podem apresentar taquicardia, insuficiência cardíaca e picos de pressão alta e baixa, no caso do coração e vasos, incontinência urinária, no caso da bexiga, ou constipação intestinal, no caso do intestino, por exemplo.

A ablação por cateter é um procedimento minimamente invasivo no qual o médico passa um tubo fino e flexível (cateter) pelos vasos sanguíneos até o coração para destruir (neutralizar) as vias elétricas anormais do tecido cardíaco.

Quando a ablação por cateter não é suficiente
A ablação busca uma correção elétrica, mas outros fatores também são fundamentais, como controle das doenças subjacentes, em especial hipertensão, obesidade e apneia do sono", explica Dr. Rodrigo.

Se a arritmia for de baixo risco, a prática das atividades podem ser realizadas sem restrições. Pessoas com arritmia de riscos um pouco maior necessitam de recomendação médica para realizar as atividades mais leves, como caminhada com duração de 20 a 40 minutos que pode ser feita três ou quatro vezes por semana.