Como saber se é torcicolo?

Perguntado por: iramos . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 5 votos

Como saber se é torcicolo? Os sintomas mais comuns são dor e rigidez no pescoço, dificuldade em movimentar a cabeça e sensação de tensão muscular na região. Se esses sintomas persistirem por vários dias, é importante buscar avaliação médica para confirmar o diagnóstico.

Além do torcicolo e da cervicalgia, existe uma condição mais intensa, intitulada de cervicobraquialgia. Assim como as outras duas patologias, ela também causa dor no pescoço, porém, essa dor ainda se irradia para os braços e mãos.

O torcicolo no pescoço é uma condição capaz de causar muita dor e desconforto, com direito a limitações na liberdade de movimentação da cabeça. Nele, a pessoa geralmente fica com o pescoço inclinado para um único lado.

Quanto tempo dura? Se o torcicolo não melhorar em até 24 horas, ela dura de 3 até 5 dias. Caso ela dure mais do que isso acompanhada de sintomas como a febre, dificuldade para engolir, formigamento, perda de força apareçam, é necessário a busca por ajuda profissional.

O torcicolo comum é causado por um espasmo muscular na região do pescoço. O espasmo é caracterizado pela contração intensa do músculo, o que já causa dor. Além de provocar desconforto, a condição dificulta a irrigação sanguínea na região, o que gera mais dor, limitando os movimentos da cabeça por um período.

Em casos mais leves, os pacientes podem apresentar dores no pescoço, rigidez, limitações nos movimentos, cefaleia e torcicolo. Já nas condições mais graves e avançadas podem haver dormência na região cervical, febre alta e redução de força nos braços e nas pernas.

Diagnóstico de torcicolo congênito
O médico realiza um exame físico para diagnosticar o defeito. Eles também realizam exames de imagem, como radiografias dos ossos do pescoço e dos ombros, em busca de problemas.

O tratamento imediato para o torcicolo envolve medidas de relaxamento muscular, como uma massagem leve, bolsa de água quente, acupuntura, movimentos e alongamentos suaves dos músculos envolvidos e contração isométrica leve para estabilização articular.

7 dicas para aliviar torcicolo e se livrar do incômodo

  1. Pressione levemente os músculos. ...
  2. Incline o corpo para frente. ...
  3. Faça compressa. ...
  4. Procure remédios específicos. ...
  5. Faça massagens. ...
  6. Faça Alongamentos no pescoço. ...
  7. Faça rotação do tronco.

movimento muito brusco; exercício físico feito de forma incorreta; traumatismos na região da cabeça e pescoço; alterações da coluna, como hérnia de disco, escoliose ou nas vértebras do pescoço.

Quais os sintomas da dor no pescoço?

  1. dificuldade para movimentar a cabeça;
  2. rigidez ou contratura muscular ao apalpar o pescoço;
  3. sensação de agulhadas ou de pontadas no pescoço;
  4. dor de cabeça;
  5. fraqueza nos braços;
  6. formigamento na ponta dos dedos da mão;
  7. dormência.

Em geral, o torcicolo é classificado como congênito (presente ao nascimento) ou adquirido. De longe, o tipo mais comum é o torcicolo muscular congênito².