Pode fazer exercício físico com torcicolo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4 / 5 9 votos

Os exercícios físicos também podem te auxiliar a resolver o problema, mas é preciso que você saiba quais são as atividades que irão te ajudar e não a piorar a dor que você já está sentindo. Pilates: a modalidade que trabalha bastante a região cervical.

Se for apenas um desconforto tolerável, aquela sensação de que os músculos “trabalharam”, sim. Caso a dor esteja incapacitante, dê mais um tempo de repouso e evite voltar ao exercício em máxima intensidade antes de diminuir as dores.

Fazer movimentos circulares com o pescoço e movê-lo suavemente para a frente e para trás e para cada um dos lados para alongar os músculos também pode ajudar no alívio das queixas e evita a rigidez muscular. Atenção! Não deve conduzir veículos enquanto o torcicolo o impedir de rodar ou mover normalmente o pescoço.

Faça rotação do tronco. Os músculos do pescoço e do tronco têm relações diretas no organismo, por isso, para aliviar os sinais é importante ter atenção à musculatura das costas. Diante disso, faça exercícios leves de rotação do tronco, solte os braços e realize movimentos repetitivos para trabalhar toda a musculatura.

Quanto tempo dura? Se o torcicolo não melhorar em até 24 horas, ela dura de 3 até 5 dias. Caso ela dure mais do que isso acompanhada de sintomas como a febre, dificuldade para engolir, formigamento, perda de força apareçam, é necessário a busca por ajuda profissional.

Confira aqui como aliviar a dor no pescoço de uma vez por todas

  1. Fazer massagem. ...
  2. Fazer alongamentos e exercícios para o pescoço. ...
  3. Usar uma compressa morna. ...
  4. Fazer acupuntura. ...
  5. Dormir com a postura correta. ...
  6. Ajustar a postura no local de trabalho. ...
  7. Relaxar para aliviar o estresse.

O paciente pode se tratar com repouso, bolsa de água quente e massagem na região (sem exageros), e analgésicos simples, mas se isso não funcionar, o ideal é buscar atendimento médico. O colar cervical é um item que pode auxiliar no tratamento.

Exercício de alongamento do pescoço para aliviar torcicolo
Para alongar o pescoço coloque a mão do mesmo lado da dor do torcicolo, apoiada na cabeça e faça uma leve força empurrando a cabeça contra a mão por 6 segundos. Solte, descanse e repita o processo por 3 vezes.

Tanto a cervicalgia quanto o torcicolo ocorrem na coluna cervical, próxima ao pescoço, causando dor em toda a região. O torcicolo é, porém, caracterizado pela dor aguda e, na grande maioria das vezes, autolimitada – o que significa que os sintomas costumam desaparecer espontaneamente em até uma semana.

Principal forma de aliviar o torcicolo envolve uso de analgésicos e relaxantes musculares. O torcicolo comum é causado por um espasmo muscular na região do pescoço. O espasmo é caracterizado pela contração intensa do músculo, o que já causa dor.

A dor no pescoço pode estar associada a uma compressão dos nervos no pescoço, o que pode provocar dormência, fraqueza ou sensação de formigamento na mão e no braço. A dor no pescoço também pode ser acompanhada por sensações de rigidez nos músculos, espasmos e dor de cabeça.

Dormir de lado
Essa é a posição preferida da maioria dos adultos, de acordo com estudos3 — o que é uma boa notícia, já que pode ser benéfica por diversos motivos2. Para começar, dormir de lado alivia a pressão na coluna, ajudando, portanto, a afastar dores no pescoço4, como o torcicolo, e na região lombar5.

Analgésicos como o ibuprofeno ou paracetamol, podem ajudar a aliviar a dor no pescoço.

Torcicolos: uma compressa quente pode ajudar a relaxar os músculos do pescoço e reduzir a dor associada a torcicolos. Dores de cabeça: se você sofre de dores de cabeça tensionais, uma compressa quente pode ajudar a aliviar a dor. Coloque a compressa quente na testa ou na parte de trás do pescoço por alguns minutos.

A melhor fórmula de como curar torcicolo é dada por um médico ortopedista qualificado. Por fim, o paciente que apresenta torcicolo pode ser indicado para um tratamento com fisioterapeuta, para fortalecer os músculos da coluna cervical.

Comumente a dor desaparece em cerca de uma a duas semanas. Em algumas pessoas, ela volta em certas situações, como depois do trabalho ou esportes intensivos. Se os sintomas durarem mais de três meses, é considerada uma dor cervical crônica. Um dos fatores que frequentemente levam a isso é o estresse psicológico.