Quanto tempo dura o soluço do bebê?

Perguntado por: lcustodio4 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Como você viu, o soluço no bebê é uma condição comum, no entanto, ela deve durar apenas alguns minutos para ser considerada normal.

Os soluços geralmente desaparecem por conta própria. Se durar mais de 5 a 10 minutos, alimente-o novamente, pois ele se acalmará. Geralmente não incomoda os bebês. No entanto, você pode fazer algumas coisas para acalmá-lo, como brincar, embalá-lo ou trocar a fralda.

Faça o bebê arrotar
Outra forma bastante utilizada é colocar o bebê na posição vertical para fazê-lo arrotar. Isso facilita a saída de gases presentes no estômago, aliviando o soluço.

Os quadros de soluço em criança não são considerados uma condição grave, mas quando duram mais de dois dias, ou se há uma frequência exagerada, é importante conversar com o pediatra para saber o motivo por trás dos episódios.

Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.

Principais sinais
Se essas regiões do corpo estiverem suando, é um sinal de que ele pode estar com excesso de roupas. Por outro lado, se a nuca ou barriga estiverem geladas ao toque, isso pode indicar um bebê com frio. Portanto, ele precisa ser melhor agasalhado.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

Se o bebê não arrotar nesse tempo, não se preocupe em fazê-lo arrotar. Fique tranquila. Pode colocar o bebê para dormir se ele estiver adormecido. Lembrando de seguir as recomendações de sono seguro.

Quando acontece o soluço após a mamada, o bebê pode regurgitar um pouco de leite — uma consequência direta do refluxo. Assim como o soluço, o refluxo é um fator comum em recém-nascidos, principalmente no primeiro ano de vida da criança.

Isso ocorre porque o diafragma ainda não é completamente desenvolvido. Quando essas contrações ocorrem fora do ritmo, o ar entra de maneira errada nos pulmões fazendo esse som característico do soluço. Isso acontece principalmente após as mamadas, pelo simples fato de que o estômago do bebê fica abaixo do diafragma.

Uma forma de fazer com que o bebê se sinta seguro, é mantendo-o na posição em que ele costumava ficar dentro da barriga da mãe, encolhido. Para que isso seja possível, é necessário embrulhar o bebê em uma manta, sem apertar muito, evitando sempre roupas que sejam desconfortáveis ou que atrapalhem seus movimentos.

SINAIS E SINTOMAS DO REFLUXO
Recusar alimentos ou engasgar. Soluços ou tosse persistentes.

Na grande maioria dos casos, um episódio de soluço dura apenas alguns minutos, atrapalhando temporariamente a rotina do paciente. Mas, existem alguns relatos médicos de soluços que chegam a durar horas, dias e até mesmo semanas.