O que acontece se eu trocar o dia pela noite?

Perguntado por: dornelas . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ao cérebro, os danos são consideráveis. Essa troca de dia pela noite pode interferir na formação e descarte de memórias, alterar as funções cognitivas, aumentas as chances de doenças neurodegenerativas e AVC. O ideal é que não se faça a troca do dia pela noite.

COMO EVITAR A TROCA DO DIA PELA NOITE

  1. Deixe o ambiente mais propício para o sono ao entardecer. ...
  2. Crie uma rotina de sono para o bebê ...
  3. Não espere o bebê ficar irritado. ...
  4. Estimule a soneca durante o dia. ...
  5. Criar a associação do sono. ...
  6. Não acorde o bebê durante a noite.

Maior propensão a transtornos mentais. Trocar o dia pela noite também pode estar relacionado a transtornos mentais, como depressão e ansiedade.

Acordar tarde também pode ser um problema. A mesma pesquisa percebeu que despertares tardios – quem acorda depois das 8h da manhã – também corre o risco de desenvolver insuficiência cardíaca. Ou seja, mesmo dormindo a quantidade de horas, os horários de dormir influenciam na nossa saúde.

Por isso, quem trabalha a noite também tem direito a, pelo menos, 60 minutos de descanso a cada seis horas de trabalho. Caso a jornada noturna seja de quatro a seis horas de duração, então esse intervalo deve ser de, no mínimo, 15 minutos.

Só vale lembrar que o sono do bebê só entra num ritmo, em geral, a partir do 3º mês de vida. Antes disso, no primeiro e segundo mês de vida, o neném tem um gasto de energia grande para mamar, por isso ele deve ficar poucas horas acordado.

A especialista explica que a inversão no horário do sono pode ser prejudicial à saúde, sobretudo, quando o indivíduo não possui uma rotina. “Se a mudança dos horários é necessária para fins profissionais, a recomendação é manter a disciplina e dormir sempre no mesmo horário, mesmo nos dias de folga”, explica Renata.

Os resultados evidenciaram uma relação entre o ponto médio do sono - ponto intermediário entre a hora que uma pessoa vai dormir e a hora em que acorda - e a depressão grave. Segundo eles, quanto mais tarde o ponto médio do sono de um indivíduo, maiores as chances de ter os sintomas da doença.

No entanto, “dormir um pouco é melhor do que não dormir”, explica a médica. O sono é o período em que o corpo repara os músculos, repõe as hormonas e transfere memórias de curto prazo para memórias de longo prazo.

Dormir com luzes acesas, seja durante o dia ou à noite, é prejudicial à qualidade do nosso sono. Isso porque parte do nosso cérebro não descansa quando há claridade.

Um estudo publicado pela revista científica European Heart Journal-Digital Health e pela Universidade de Harvard revelou que as pessoas que vão dormir entre as 22 e as 23 horas dormem melhor e podem ter menos probabilidade de desenvolver doenças cardíacas do que aquelas que o fazem mais cedo ou mais tarde.

Especialistas não recomendam dormir menos de 7 horas ou mais de 12 horas.

TRABALHO NOTURNO REDUZ O TEMPO PARA APOSENTADORIA? Não. A hora do trabalho noturno já é reduzida e apesar disso conta como tempo de serviço normal.

Ele consiste em um acréscimo salarial de até 25% sobre o valor da hora normal de trabalho e é regulamentado pela CLT. Esse extra existe porque todo profissional que trabalha no período noturno está sujeito a um desgaste maior do que o funcionário que trabalha no período diurno.

De uma forma geral, o trabalho noturno é procurado devido ao valor superior da hora de trabalho e também devido à flexibilidade de horário. Pessoas que enveredam pela trilha do trabalho noturno, realizam outras funções ao longo do dia.