É verdade que não pode escovar a língua?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Na verdade, esse hábito pode gerar danos significativos à saúde do paciente. Isso porque a língua é um componente fundamental na produção de fluxo salivar. E o acúmulo de sujeira cria um ciclo em que essa camada de bactérias e muco só cresce, o que gera uma maior descamação do epitélio da mucosa bucal.

Recomendações para escovar a língua
Ao fazer a escovação da língua é preciso ter cuidado: não é recomendado fazer muita força. Isso pode prejudicar as papilas ou ainda causar lesões na língua e na gengiva, deixando a boca mais vulnerável a infecções e inflamações causadas por bactérias.

Existem dois jeitos de escovar a língua adequadamente: usando a própria escova ou um raspador lingual. Se optar por escovar, você deve passar as cerdas umedecidas de trás para frente. Não é necessário pasta de dente.

Comece por trás e termine na frente, tanto em linha reta quanto diagonal. Mas atenção: os movimentos devem ser suaves! Faça entre 6 e 10 repetições e, após isso, enxague a boca com água. Se você usa enxaguante bucal, pode fazer o bochecho após enxaguar a boca com água depois de limpar a língua.

2- Combate a halitose
Mas, fique calmo, pois Camila garante que dá para reverter essa situação. "Com o hábito de escovar a língua combatemos a halitose, favorecemos a redução do surgimento de novas lesões de cárie, além de diminuir o risco de infecções fúngicas orais".

O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

A limpeza da língua precisa ser feita duas vezes por dia. Se não for possível, pelo menos à noite antes de dormir. Inicie a higiene bucal pelo fio dental, depois limpe a língua e, por fim, escove os dentes.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

Caso você não tenha um raspador, é possível utilizar sua escova dental para higienizar a língua.

Como saber se tenho mau hálito? Uma forma de saber se você tem mau hálito é cobrir sua boca e nariz com a mão, exalar e sentir o hálito. Uma outra forma é perguntar a alguém em quem você confia como está o seu hálito. Halímetros já existentes no mercado oferecem um diagnóstico mais preciso.

O ideal é realizar a limpeza lingual duas vezes por dia. Caso não seja possível, o paciente deve fazer, pelo menos, uma vez e de preferência à noite antes de dormir”, aconselha. Dessa forma, a língua ficará higienizada e a saúde bucal em dia.

Esfregar a língua com uma escova de dentes ou utilizar um raspador de língua pode eliminar essa anomalia da cor.

Descubra como fazer a higienização da língua corretamente
A limpeza da língua pode ser feita com a mesma frequência que a limpeza dos dentes.

O ideal é fazer a raspagem da língua diariamente, preferencialmente pela manhã ao acordar. Isso porque durante a noite as bactérias se acumulam na língua e a raspagem pode ajudar a removê-las antes de começar o dia.

Dicas de saúde

  1. Beba água. Além de vários outros benefícios, a água ajuda a evitar o mau hálito já que este ocorre, em muitos casos, devido à boca estar seca ou com pouca saliva. ...
  2. Escove os dentes. ...
  3. Não "pule" o fio dental. ...
  4. Escove a língua. ...
  5. Cuide da alimentação. ...
  6. A boca não é a única suspeita. ...
  7. Evite café.

Segundo: Opte por raspadores de língua, encontrados facilmente em farmácias, ou se quiser pode usar sua escova de dente macia, estas opções diminuem o reflexo da língua, também toque-a de forma delicada no sentido de dentro para fora, ou da garganta para a ponta da língua.