Porque não pode escovar a língua?

Perguntado por: lalves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 3 votos

Ao fazer a escovação da língua é preciso ter cuidado: não é recomendado fazer muita força. Isso pode prejudicar as papilas ou ainda causar lesões na língua e na gengiva, deixando a boca mais vulnerável a infecções e inflamações causadas por bactérias.

Na verdade, esse hábito pode gerar danos significativos à saúde do paciente. Isso porque a língua é um componente fundamental na produção de fluxo salivar. E o acúmulo de sujeira cria um ciclo em que essa camada de bactérias e muco só cresce, o que gera uma maior descamação do epitélio da mucosa bucal.

Técnicas de escovação da língua
Basta usar as cerdas da sua escova dental. Você também pode tentar uma escova dental específica, que tenha um limpador de língua integrado à parte de trás da cabeça. A língua abriga bactérias e partículas de alimentos que ficam presos debaixo de uma fina camada de muco.

Você tem o hábito de escovar a língua? Acredite, essa é uma etapa muito importante da higiene bucal e que ajuda a garantir a saúde dos dentes e os tecidos da boca. Por isso, deve ser uma prática realizada em todas as escovações.

Basta aplicar uma leve pressão, enxaguando o raspador ou a escova de dentes após cada passagem para evitar depositar novamente a sujeira na língua. Quer você use uma escova de dentes ou o limpador para escovar a língua, certifique-se de não ver nada quando terminar. Depois, enxágue tudo, como de costume.

O que fazer para tirar o branco da língua? Uso do fio dental e de uma boa pasta de dente, escovação adequada e saber como limpar a língua são os passos essenciais para eliminar aquela aparência esbranquiçada e manter a saúde bucal em dia.

O que é a língua branca? A língua branca é resultado de um aumento excessivo de micro-organismos em sua superfície, o que causa um aspecto esbranquiçado e áspero. Esse revestimento branco, também conhecido como saburra lingual, é composto por detritos, bactérias e células mortas que criam uma placa branca na língua.

Esfregar a língua com uma escova de dentes ou utilizar um raspador de língua pode eliminar essa anomalia da cor.

Raspar a língua diariamente não há riscos, a única possível desvantagem é raspar com muita força e machucar a língua.

O mais comum na halitose de origem bucal, quando o cheiro se assemelha a fezes, é que o mau odor está sendo emitido por compostos orgânicos ou sulforados voláteis, decorrentes da doença periodontal (gengiva).

A língua é naturalmente rosada, então esta deve ter tal tonalidade em circunstâncias normais. Por outro lado, se ao colocar a língua para fora notar uma camada esbranquiçada ou amarelada, fique alerta. Na maioria dos casos, a língua branca é sinônimo de falta de higiene.

Segundo: Opte por raspadores de língua, encontrados facilmente em farmácias, ou se quiser pode usar sua escova de dente macia, estas opções diminuem o reflexo da língua, também toque-a de forma delicada no sentido de dentro para fora, ou da garganta para a ponta da língua.

O ideal é fazer a raspagem da língua diariamente, preferencialmente pela manhã ao acordar. Isso porque durante a noite as bactérias se acumulam na língua e a raspagem pode ajudar a removê-las antes de começar o dia.

Caso você não tenha um raspador, é possível utilizar sua escova dental para higienizar a língua.

A limpeza da língua deve ser feita todas as vezes que escovamos os dentes, ou seja, pelo menos três vezes ao dia. Em dias atípicos, no entanto, é recomendado pelo menos limpá-la pela manhã e logo antes de dormir.

A presença de sangue na saliva quando você escova os dentes ou usa o fio dental não é normal. Pode ser um dos primeiros sinais de gengivite, sendo assim não o ignore.