O que é vômito persistente?

Perguntado por: uamorim . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 12 votos

A síndrome do vômito cíclico é caracterizada por episódios de vômito sem causa aparente que podem durar horas ou dias, alternando com períodos sem sintomas7. Um detalhe que ajuda a identificar a síndrome é se ela acontece sempre na mesma hora do dia, mantendo a duração e a intensidade dos sintomas.

A síndrome dos vômitos cíclicos é uma desordem conhecida desde o século XIX, caracterizada por episódios recorrentes e intensos de vômitos, sem que nenhuma causa aparente consiga ser determinada. As crises de vômitos vão e voltam, mas no período de pausa, o paciente encontra-se perfeitamente saudável e sem queixas.

Aumentar gradualmente a quantidade de líquidos que ingere. Evitar alimentos sólidos até que o episódio de vómitos tenha passado. Descansar. Interromper temporariamente a toma de fármacos orais, que podem irritar o estômago e agravar os vómitos.

Quando consultar um médico
Pessoas com náusea e vômito, mas nenhum sinal de alerta, devem consultar um médico se o vômito continuar por mais de 24 a 48 horas, ou se não puderem tolerar mais do que alguns goles de líquidos.

Vômitos em adultos: geralmente causados por abuso de álcool ou de outras substâncias, por uma infecção bacteriana ou viral ou por um tipo de intoxicação alimentar. Em alguns casos, vômitos também podem ser ocasionados por outras doenças, como doenças cardiovasculares, neoplasias e infecções.

Entre os problemas de saúde que podem desencadear vômito, destacam-se as gastroenterites, intoxicações alimentares, enxaquecas, alergias, síndrome do intestino irritável, infartos, bulimia, tumores, acidentes vasculares encefálicos, convulsões, entre outros.

Os vômitos são chamados precoces, quando ocorrem minutos após a ingestão de alimentos, e tardios, quando surgem duas a três horas depois. Quanto à sua duração, podem ser agudos, crônicos ou recorrentes.

O que fazer depois de vomitar? Descansar o estômago por uma hora e só beber líquidos claros (água, chá, isotônicos e água de coco) em pequenas doses configuram boas atitudes. Depois de uma hora de repouso, alimentos leves como bolachas de água e sal, arroz, batata ou gelatina também podem ajudar.

Os vómitos são causados por irritação do estômago e do aparelho digestivo resultante de uma infecção viral conhecida pelo nome de gastroenterite (vírus no estômago). Os vómitos duram geralmente apenas um ou dois dias, embora possam durar mais tempo.

Para aliviar dor na barriga e vômito infantil, o principal é manter a criança hidratada, pois ela vai perder líquido, o que pode levar à desidratação e prejudicar a recuperação. Além disso, a alimentação deve continuar em porções menores e com alimentos leves, sempre que a criança demonstrar melhora.

Maçã e banana são exemplos de frutas relacionadas à melhora de sintomas de enjoo, segundo a ciência. Isso porque elas possuem uma consistência agradável, mesmo para quem está nauseado, além de um sabor adocicado e crocante, que são características ideais para o paladar de pessoas com enjoo.

O Síndrome do Vómito Cíclico apresenta quatro fases: fase assintomática, fase de pródromo, fase de vómitos e fase de recuperação. Muitas pessoas conseguem identificar uma situação ou um acontecimento que desencadeia o episódio de náuseas e vómitos. As infeções e o stress emocional são duas causas comuns.

Os principais sintomas da virose são diarreia, febre, vômito, enjoo, falta de apetite, dor muscular, dor na barriga, dor de cabeça, secreção nasal e tosse. Os sintomas variam de pessoa para pessoa e não necessariamente alguém com virose apresentará todos eles.

Bulimia é um distúrbio alimentar em que após os episódios de compulsão alimentar ocorre indução de vômitos ou diarreia, inclusive com uso de medicamentos.

Vomitar é expulsar conteúdo do estômago para o exterior, através da boca. Provoca principalmente perda de líquidos e sais minerais do organismo e, por isso, pode provocar desidratação.