Quais doenças podem dar falso positivo para sífilis?

Perguntado por: uoliveira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 5 votos

Causas Transitórias

  • Pneumonia pneumocócica;
  • Linfogranuloma venéreo;
  • Endocardite infecciosa;
  • Hanseníase;
  • Tuberculose;
  • Tripanossomíase;
  • Leptospirose;
  • Varicela;

As lesões causadas por sífilis benigna tardia podem ser facilmente confundidas com outros processos granulomatosos como tuberculose, sarcoide, infecção fúngica e, ocasionalmente, com doença neoplásica. A penicilina ainda é o agente antimicrobiano de escolha em todos os estágios de sífilis.

No entanto, em casos raros, é possível obter um falso positivo devido a: uma gravidez recente (por exemplo, após aborto espontâneo, parto recente ou interrupção) alguns raros cistos ovarianos. certos medicamentos contendo o hormônio hCG, como alguns tratamentos de fertilidade.

Reagente Reagente Podem significar sífilis ativa, sífilis latente ou sífilis tratada. Para esclarecer o caso, deve-se analisar a história do indivíduo (dados clínicos e epidemiológicos). Reagente (geralmente em títulos baixos) Não reagente Provavelmente é uma reação cruzada e esse resultado um falso-positivo.

O teste rápido para sífilis é um teste treponêmico, ou seja, ficará positivo o resto da vida, tanto nos casos de doença ativa quanto nos casos doença pregressa, já tratada¹ ². O monitoramento do caso deve ser feito com testes não-treponêmicos (VDRL). Sua titulação é ponto crucial na definição terapêutica¹ ².

O teste de VDRL pode dar um falso positivo/falso reagente? Sim, é possível que o exame VDRL tenha um resultado “falso positivo”, ou como é chamado nesse exame, “falso reagente”.

Resultados falso-positivos podem também ocorrer transitoriamente: em algumas infecções; • após vacinações; no uso concomitante de medicamentos; após transfusões de hemoderivados; • na gravidez; • em idosos.

Então, ao ser detectada pelo teste de farmácia, existe uma grande chance de que você esteja realmente grávida. Os fabricantes de testes de farmácias atribuem uma eficácia de 95% a 99% aos seus dispositivos, desde que sejam realizados conforme instruções que acompanham os produtos.

O exame beta hcg pode dar falso positivo? Os casos de resultados falsos-positivos são muito raros. Normalmente acontece esse diagnóstico quando há morte fetal ou em mulheres que estão fazendo tratamento à base de Beta HCG.

A resposta é sim. Embora os exames de gravidez sejam cada vez mais precisos, uma série de motivos pode alterar o resultado. Além disso, o ideal é esperar o atraso menstrual para realizar o exame.

A sífilis é uma infecção de caráter sistêmico, curável e exclusiva do ser humano, causada por uma bactéria denominada Treponema pallidum. O diagnóstico da sífilis é habitualmente feito através de dois exames sorológicos: VDRL (ou RPR) e FTA-ABS (ou TPHA).

Na sífilis em atividade a doença apresenta, habitualmente, altos títulos de VDRL (maiores ou iguais a 1/16). Esta condição ou a elevação de títulos do VDRL em quatro vezes ou mais, comparativamente ao último exame realizado, justificariam um novo tratamento para indivíduos previamente tratados.