Quais os músculos mais afetados pela dor muscular?

Perguntado por: aqueiroz . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A dor muscular afeta principalmente os músculos dos braços, pernas, costas, ombros, abdômen e quadris, mas qualquer músculo do corpo pode ser afetado.

A dor aguda tem um início súbito e, normalmente, não dura muito tempo. Quando a lesão sara, a dor irá desaparecer. A dor crônica é mais grave e prolongada e deve consultar o seu médico para obter orientação.

Causas para dores musculares

  • Torções ou inflamações dos músculos, devido ao esforço e prática de exercício físico;
  • Pancadas ou quedas;
  • Como consequência de situações de estresse, tensão ou ansiedade, em que os músculos se mantêm contraídos por muito tempo, de forma involuntária, gerando dor;
  • Câimbras;
  • Má postura.

A sensibilidade e a dor podem ser sintomas de lesões nos músculos e podem ser sentidas quando estamos em movimento ou em descanso. Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo.

Quando a dor muscular pode ser preocupante? A dor muscular pode ser preocupante quando se manifesta de forma mais intensa ou persistente, levantando dúvidas sobre sua origem.

A maior parte das lesões musculares ocorre durante atividade desportiva, correspondendo de 10 a 55% de todas as lesões. Os músculos mais comumente afetados são os isquiotibiais, quadríceps e gastrocnêmios. Músculos estes biarticulares que estão mais sujeitos a forças de aceleração e desaceleração.

Grau da dor
Ao surgir, ela se mantém de forma constante por um período de tempo. Quando é muscular, por outro lado, costuma estar associada à sensação de queimação e pode se manter relativamente constante, mas variando em intensidade.

Na muscular, você sente a dor conforme movimenta o músculo. Já na dor articular, muitas vezes é impossível completar o movimento., existe a impotência funcional que impede o movimento, o que não ocorre no caso muscular. No processo inflamatório é possível notar ainda a vermelhidão e o calor na região.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.

O principal sintoma de dor muscular é a dor ou incômodo em uma determinada região do corpo ou mesmo uma dor mais sistêmica e generalizada. A dor pode ser uma sensação de queimação e ardência ou de pontada no músculo, ou ainda uma sensação de peso no local, como se ele estivesse mais enrijecido ou sensível ao toque.

O que é miosite? Miosite é a inflamação dos músculos. Causa dor, desconforto, fraqueza e dificuldade de realizar movimentos que dependem do músculo ou grupo muscular afetado pela inflamação. A miosite pode ser crônica, durando vários anos, ou aguda, quando surge subitamente e some, sem necessidade de intervenção.

Dor, hematoma (mancha roxa), edema (inchaço), dificuldade para movimentar o músculo lesado são os sintomas típicos das lesões musculares. Quanto mais intensos, maior a gravidade do quadro.