Qual é a cor da pedra nos rins?

Perguntado por: rteixeira . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 13 votos

As tonalidades também podem ser diferentes, desde uma cor amarelada até ao castanho escuro ou preto. Quanto à superfície, pode ser lisa ou muito irregular, espiculada. Além disso, também a composição das pedras é variável.

Os principais sintomas estão relacionados a dor lombar, abdominal ou ambas, com diferentes intensidades e que podem vir acompanhadas de sangramento e dor ao urinar. A dor é como se fosse cólica, com períodos de melhora e piora. Além disso, as crises podem estar acompanhadas de náuseas e vômitos.

Existem 4 tipos de pedras nos rins e elas podem aparecer em tamanhos variados: Cálculos de Cálcio: É o tipo de cálculo mais comum e de maior incidência, cerca de 80% entre eles, e sua causa é por acrescentar sal demais nas refeições e por ingerir pouca água, podendo também ser de caráter hereditário.

DIFERENÇAS ENTRE O CÁLCULO RENAL E A PEDRA NA VESÍCULA
As pedras nos rins se formam no trato urinário e elas bloqueiam o fluxo de urina. Contudo, os cálculos biliares se formam na vesícula biliar e bloqueiam o fluxo da bile para o trato digestivo.

Os rins são dois órgãos de cor marrom-avermelhada, com formato de feijão, que ficam na região lombar, por trás do fígado e estômago, nos dois lados da coluna vertebral.

Litocit é um medicamento utilizado no tratamento de alguns problemas renais, tais como acidose tubular, cálculos renais de oxalato de cálcio e cálculos renais de ácido úrico.

Cálculos renais: Os cálculos (pedras nos rins) podem ocasionalmente ferir os canais do sistema excretor e, assim, deixar sangue na urina. Tipos de cânceres: Além de incontinência urinária e perda de peso, doenças graves também possuem dor e sangramento ao urinar como sintomas.

Vermelha ou rósea -Esses são casos preocupantes, pois podem ser sinais de uma infecção urinária, pedra nos rins ou até câncer no trato urinário. Outras causas que podem levar a essa coloração na urina são o uso de certas medicações, a ingestão de alguns alimentos como beterraba e senna.

Cálculos de Cálcio
São os de maior incidência nos casos de pedras nos rins. Ocorre mais em homens que em mulheres e aparecem na maioria dos casos entre os 20 e 30 anos, mas podem reaparecer depois, mesmo com tratamento sendo realizado com sucesso.

Os mais comuns são de Oxalato de Cálcio, Ácido Úrico, Estruvita e Fosfato de Cálcio. Os cálculos renais são formados dentro dos rins e dependem de uma concentração alta de cristais na urina. Assim, as principais causas de sua formação são a pouca ingestão de água, deixando a urina muito concentrada.

Na maioria dos casos, a presença de pedra na vesícula é assintomática e podem até ser eliminadas nas fezes sem que o paciente perceba.

Se um cálculo sair do rim, ele ficará preso em algum ponto do trato urinário ou será expelido na urina. Quando os cálculos viajam pelo trato urinário, geralmente causam dor e sangramento. Se ficarem presos, também podem causar uma infecção ou bloquear o fluxo de urina.

Quanto tempo demora para expelir as pedras nos rins? O tempo necessário para eliminar uma pedra nos rins difere de pessoa para pessoa. Uma pedra menor que 4 mm (milímetros) pode passar de uma a duas semanas. Uma pedra maior que 4 mm pode levar cerca de duas a três semanas para desaparecer completamente.