Porque eu não consigo conversar com as pessoas?

Perguntado por: lpaiva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Existem diversos fatores que podem fazer com que isso aconteça. Em alguns casos, a timidez pode fazer com que não tenhamos um contato social satisfatório. Assim, não nos sentimos à vontade para falar sobre nós mesmos, expor nossos medos e anseios ou até mesmo contar sobre alguns acontecimentos de nossa vida.

Uma experiência negativa e intensa com pessoas no passado; A tendência de ficar ansiosa ou muito nervosa; Alguns problemas físicos, como a insuficiência renal, ou. A mente pode aprender sozinha a sentir medo de pessoas.

Uma pessoa que não tem vontade de falar com ninguém, especialmente se está se sentindo assim há algum tempo, certamente está passando por um momento ruim e seu estado de ânimo está perdido. Se esse for seu caso, tente encontrar maneiras de melhorar seu estado de ânimo e se sentir melhor consigo mesmo.

A dificuldade em expressar os sentimentos por meio de palavras é mais comum do que pensamos. Ela pode ocorrer por diversos motivos, desde a timidez até o medo de ser rejeitado ou ridicularizado. Guardar tudo aquilo que sentimos só para nós mesmos pode levar a uma série de distúrbios mentais e de saúde.

Não é difícil pensar em pessoas dentro de seu círculo de convívio que não sejam tão abertas às outras. Em geral, são mais calmas e tranquilas, evitam se expor e interagir com desconhecidos. Esse, porém, é um caso normal, sendo apenas um traço de sua personalidade.

  1. Conheça a si mesmo. Uma das principais dicas para vencer a insegurança e socializar é buscar o autoconhecimento, ou seja, entender melhor quem você é, do que gosta e quais são as suas principais características. ...
  2. Procure lugares onde se sinta bem. ...
  3. Observe o ambiente. ...
  4. Esteja aberto para o outro.

Leia até o fim:

  1. Seja natural e evite as segundas intenções. Antes de mais nada, quem é bom de papo sabe que isso é algo que se treina. ...
  2. Seja oportuno e não hesite. O gancho pra puxar uma conversa pode ser muito passageiro. ...
  3. O segredo para ser bom de papo: ouça mais e fale menos. ...
  4. Não atire para todos os lados.

Além disso, na maioria das vezes, estresse e nervosismo são gatilhos para o bloqueio de palavras bem na ponta da língua. Por isso, é muito importante estar atento ao estado emocional.

Para quem convive com pessoas que sofrem de alexitimia, chega a ser espantoso: Eles não expressam emoções ao relatar eventos cotidianos, nem mesmo quando se deparam com feitos marcantes ou traumáticos, como pode ser o falecimento de um ente querido.

Pessoas tímidas têm receio de errar, de serem julgadas por pessoas próximas ou desconhecidas e de se sentirem rejeitadas. Para quem tem fobia social, essas sensações se transformam em aversão e pavor, que tomam conta de todo o organismo. O resultado é a manifestação de sintomas de ordem física e psicológica.

A preocupação por antecipação e o medo excessivos são sinais de fobia social grave. Costumam manifestar-se como uma ansiedade ou expectativa extrema, que faz com que se antecipe em várias horas (ou dias) absolutamente tudo o que pode acontecer, por exemplo, no caminho de casa até a escola ou o trabalho.

Fobia social é um transtorno que vem atingindo muito mais as pessoas nos tempos atuais do que possamos imaginar. Ter receio ou sentir-se ansioso para falar em público, conhecer pessoas novas ou até mesmo ao entrar em um novo emprego, até certo ponto são consideradas reações normais.

O transtorno de ansiedade social envolve um medo persistente de ser constrangido, ridicularizado ou humilhado em situações sociais. Crianças e adolescentes com transtorno de ansiedade social normalmente evitam eventos sociais e outras situações que poderiam expô-los a humilhação ou constrangimento.

Dicas de Como Socializar com Contatos Profissionais:

  1. Mantenha o ambiente casual. Apesar de ser muito tentador falar sobre trabalho em um ambiente mais relaxado, nem todo mundo quer conversar sobre isso fora do horário do expediente. ...
  2. Não beba demais. ...
  3. Inclua todo mundo. ...
  4. Evite controvérsias. ...
  5. Seja respeitoso e honesto.

Confira 5 passos para estimular a socialização infantil

  1. Seja exemplo de socialização. Essa dica vale para qualquer aprendizagem. ...
  2. Incentive o compartilhamento de brinquedos. ...
  3. Proponha brincadeiras que ensinam comportamentos sociais. ...
  4. Estimule atividades em grupo. ...
  5. Preze pelo bem-estar da criança.

Veja sete dicas para isso:

  1. Saiba escutar o outro. ...
  2. Faça as perguntas certas. ...
  3. Use a linguagem corporal. ...
  4. Pratique a comunicação não violenta. ...
  5. Esteja aberto a novas ideias. ...
  6. Tenha um planejamento. ...
  7. Use os jogos ao seu favor.