O que é altruísmo no trabalho?

Perguntado por: lcampos6 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Refere-se à empatia, carisma, responsabilidade e solidariedade da empresa com seus colaboradores, consumidores, stakeholders e clientes.

O altruísmo é o verdadeiro ato de se doar para o próximo, sem esperar nada em troca por isso. Ajudar sem querer receber algo como retribuição, ouvir o outro por compaixão são exemplos de atos altruístas. Pessoas altruístas tendem a ajudar as pessoas sem pensar em como vão ser recompensadas por aquilo.

O altruísmo pode ser entendido como o oposto do egoísmo. Está intimamente ligado à empatia, que significa a capacidade de se pôr no lugar do outro, por isso, a pessoa altruísta costuma pensar nela tanto quanto no próximo e pratica valores como humanidade, solidariedade, respeito e amor.

Tipos de altruísmo

  • Altruísmo genético. Como o próprio nome sugere, esse tipo de altruísmo envolve o envolvimento em atos altruístas que beneficiam familiares próximos. ...
  • Altruísmo recíproco. ...
  • Altruísmo selecionado pelo grupo. ...
  • Altruísmo puro. ...
  • Melhor saúde. ...
  • Melhor bem-estar mental. ...
  • Melhores relacionamentos românticos.

Os 7 benefícios do altruísmo

  1. Felicidade e bem-estar pessoal. Todas as vezes que você ajuda alguém, você é invadido por uma sensação boa, de bem-estar e felicidade? ...
  2. Bem-estar social. ...
  3. Amor, respeito e harmonia. ...
  4. Relacionamentos de qualidade. ...
  5. Uma vida mais leve. ...
  6. Mais expectativa de vida. ...
  7. Benéfico para todos.

A pessoa altruísta se doa para o próximo sem esperar nada em troca. Ela naturalmente ajuda quem está a sua volta, sem precisar de incentivos ou recompensas e não se queixa do serviço prestado. Essa característica é admirada por diversas culturas e crenças religiosas.

Ser uma pessoa altruísta é ter empatia com o outro, entender que as pessoas precisam de ajuda. É ter compaixão e ajudar por pura bondade e empatia com o problema do outro, sem esperar retribuição por seus atos.

Se o altruísta se dispõe a ajudar, sob quaisquer circunstâncias, um semelhante por ver que há uma fragilidade que precisa ser apoiada, e ele pode fazer isso, a empatia garante que isso seja feito sem que se queira modificar o jeito de ser daquele indivíduo.

Altruísmo eleva os níveis de felicidade
Quando ajudamos os outros, o cérebro libera endorfina (hormônio da felicidade), o que contribui para o aumento da confiança, prazer e relações sociais. Os níveis de felicidade que o altruísmo gera, aumenta as chances de continuarmos sendo altruístas com o próximo no futuro.

Altruísta é um adjetivo que define um indivíduo que pratica o altruísmo, ou seja, que se dedica aos outros. O altruísmo também é visto como sinônimo de filantropia e solidariedade. O termo altruísmo foi criado por Auguste Comte para designar uma atitude solidária oposta ao egoísmo.

Nelson Mandela. A famosa luta de Mandela contra um dos regimes mais injustos e cruéis que a Humanidade já presenciou - o apartheid - é uma das principais fontes de inspiração para milhões de pessoas.