O que gera o egoísmo?

Perguntado por: asales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

O fator D é o hábito de colocar nossos próprios objetivos e interesses na frente dos de outras pessoas, sentindo até prazer pelo fato de fazer mal aos outros.

A etiologia do transtorno do espectro autista ainda permanece desconhecida. Evidências científicas apontam que não há uma causa única, mas sim a interação de fatores genéticos e ambientais.

Sendo natural ou adquirido, o indivíduo egoísta possui baixa consciência emocional, o que o limita enxergar o outro. Aliás, uma característica marcante do egoísmo é dificuldade de se colocar no lugar do outro. Não há empatia, ao contrário, há uma impaciência com o que é diferente a si.

Como o próprio termo aponta, o egocêntrico possui o foco centrado em si mesmo. Por essa razão, é insensível, não considera opiniões alheias e transforma quase toda situação em um espetáculo cujo protagonista é ele. Sendo assim, conviver com uma personalidade egocêntrica é um tanto desafiador.

Resumindo: quando você é injusto com alguém egoísta, o cérebro dessa pessoa permanece funcionando da mesma forma, já egoísmo é o que ele espera dos outros. Mas quando gentileza e cooperação é mostrada a eles, o cérebro deles acelera, enquanto ele pensa em como tirar vantagem da situação.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Prestar atenção nas outras pessoas e ouvir o que elas dizem é importante se você quiser deixar de ser egoísta. A escuta ativa é uma habilidade que pode ajudá-lo a se concentrar nos outros, ajudá-los a se sentirem valorizados e tirar o foco de si mesmo.

Alguns detalhes podem demonstrar esse egoísmo como, por exemplo, pagar menos que os outros em um jantar entre amigos, colar nas provas, furar a fila do supermercado, etc. Muitas vezes esses pequenos detalhes passam despercebidos, no entanto, podem demonstrar muito sobre o caráter de alguém.

Com um homem egoísta não há troca, reciprocidade, relacionamento de mão dupla. Ser cônjuge, amigo, parente ou colega de alguém assim é exaustivo e, dependendo da situação e quando há opção, a outra pessoa se cansa e vai embora.

Por exemplo: um grupo de três pessoas esfomeadas encontra-se frente a uma mesa onde estão duas sandes. O egoísta, sem pensar duas vezes, irá comer uma das sandes muito rapidamente só para não ter de o dividir/partilhar com os outros.

Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural. O egoísta peca, pois busca excessivamente a realização de seus desejos, sem considerar os de Deus ou os dos outros.

Segundo a especialista, o egoísmo é positivo quando promove saúde, bem-estar físico e emocional, atendendo às necessidades do indivíduo, em favor de seu crescimento pessoal ou profissional, de maneira ética e respeitosa aos valores da sociedade onde vivemos.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

“Egoísmo Saudável é uma atitude que beneficia não só você, mas também os que estão à sua volta. Uma atitude que mostra como, quando cuidamos primeiro de nós, estamos em condições melhores de nos dedicar à família, amigos, trabalho, aos nossos hobbies e paixões”.