O que é egoísmo na Bíblia?

Perguntado por: ehipolito . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 19 votos

O egoísmo é uma característica ou condição da pessoa que busca exclusivamente a sua felicidade e satisfação pessoal. Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural.

Quando uma pessoa só pensa em si ou só quer as benesses do mundo e de Deus para si, o coração dela vai secando. Nada mais seca o coração humano do que o egoísmo e o orgulho, pois estes geram em nós o individualismo, o “eu” em primeiro lugar, a graça de Deus somente para ele.

Nos afastamos de Deus e negamos a necessidade do perdão e da companhia de Deus. Somos invadidos por um sentimento de autoconfiança que nos impede de vermos a fraqueza e a fragilidade do nosso ser. O melhor caminho é confessar o nosso egoísmo, reconhecer a nossa fraqueza e confiarmos na ação poderosa de Deus.

1 Que ou aquele que só trata dos seus interesses. 2 Que ou aquele que demonstra falta de sentimentos altruístas. 3 p us Que ou aquele que se considera dotado de qualidades superiores às dos demais; imodesto, pretensioso, vaidoso.

Egocentrismo é a condição ou estado de espírito do egocêntrico. Tem origem no grego, sendo a junção de egôn e kêntron, que significa "eu no centro". O egocentrismo consiste em uma exaltação excessiva da própria personalidade, fazendo com que o indivíduo se sinta como o centro da atenção.

O fator D é o hábito de colocar nossos próprios objetivos e interesses na frente dos de outras pessoas, sentindo até prazer pelo fato de fazer mal aos outros.

Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

Além da necessidade de permanecer debaixo dos holofotes, a pessoa egocêntrica se preocupa somente com a sua opinião e não costuma ter capacidade de sentir a dor do outro. O mundo gira ao redor dela, portanto, tudo que não estiver ligado a ela é desinteressante.

Todo mundo é capaz de citar, em linhas gerais, as características de um egoísta: alguém que só pensa em si mesmo e nas próprias necessidades e se coloca, na maioria das vezes, em primeiro lugar, desconsiderado os demais, mesmo que os magoe.

16 Estas seis coisas o Senhor odeia; sim, sete a sua alma abomina: 17 Olhos aaltivos, língua mentirosa, e mãos que derramam sangue inocente, 18 O coração que maquina pensamentos viciosos, pés que se apressam a correr para o mal, 19 A testemunha falsa que respira mentiras, e o que semeia contendas entre irmãos.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Alguns detalhes podem demonstrar esse egoísmo como, por exemplo, pagar menos que os outros em um jantar entre amigos, colar nas provas, furar a fila do supermercado, etc. Muitas vezes esses pequenos detalhes passam despercebidos, no entanto, podem demonstrar muito sobre o caráter de alguém.