Como saber se você é uma pessoa egoísta?

Perguntado por: ucurado . Última atualização: 17 de julho de 2023
4 / 5 14 votos

Características de pessoas egocêntricas

  1. Insegurança. A pessoa egocêntrica parece ser uma pessoa exuberante, ambiciosa e confiante. ...
  2. Autoestima frágil. ...
  3. Sentimento de grandeza. ...
  4. Incapacidade de reconhecer sentimentos alheios. ...
  5. Distorção da realidade. ...
  6. Vontade de se exibir. ...
  7. Maquiavelismo. ...
  8. Mania de controle.

O egoísmo passa despercebido em relações superficiais mas é facilmente sentido em relações íntimas sejam elas amorosa, de amizade ou familiar. Não importa o ambiente, o egoísta está sempre se priorizando, se achando merecedor de benefícios e se considerando mais importante que os demais.

Alguns detalhes podem demonstrar esse egoísmo como, por exemplo, pagar menos que os outros em um jantar entre amigos, colar nas provas, furar a fila do supermercado, etc. Muitas vezes esses pequenos detalhes passam despercebidos, no entanto, podem demonstrar muito sobre o caráter de alguém.

Kant distingue três formas de Egoísmo: Egoísmo lógico, de quem não acha necessário submeter seu próprio juízo ao juízo alheio; Egoísmo estético, que se satisfaz com seu próprio gosto; Egoísmo moral, de quem restringe todos os fins a si mesmo e não vê utilidade no que não lhe traz proveito.

Segundo a especialista, o egoísmo é positivo quando promove saúde, bem-estar físico e emocional, atendendo às necessidades do indivíduo, em favor de seu crescimento pessoal ou profissional, de maneira ética e respeitosa aos valores da sociedade onde vivemos.

Todo mundo é capaz de citar, em linhas gerais, as características de um egoísta: alguém que só pensa em si mesmo e nas próprias necessidades e se coloca, na maioria das vezes, em primeiro lugar, desconsiderado os demais, mesmo que os magoe.

O egoísmo adoece a mente. Egoísmo não é você cuidar bem de si mesmo, mas é cuidar só de você. Doenças mentais podem ser desenvolvidas por causa do egoísmo. Lutar contra o egoísmo é um fator de prevenção e de tratamento do que tem de egocentrismo no sofrimento da pessoa.

Ser egoísta é não dividir, é não prescindir de suas comodidades, é ser egocêntrico, ou seja, é ter por centro o seu próprio eu. Alguns sinônimos de egoísta podem ser: individualista, comodista, exclusivista. Quanto a antônimos de egoísta: generoso, altruísta, prestativo, desprendido.

Sendo natural ou adquirido, o indivíduo egoísta possui baixa consciência emocional, o que o limita enxergar o outro. Aliás, uma característica marcante do egoísmo é dificuldade de se colocar no lugar do outro. Não há empatia, ao contrário, há uma impaciência com o que é diferente a si.

Um sujeito egoísta é aquele que acredita que, na sua perspectiva de ser, é mais importante do que os demais seres. O egocentrismo caracteriza-se pela simples aplicação prática do egoísmo. Priorizando o seu ego, o egocêntrico simplesmente prioriza a sua razão sobre a razão de terceiros, ignorando o ego dos outros.

Resumindo: quando você é injusto com alguém egoísta, o cérebro dessa pessoa permanece funcionando da mesma forma, já egoísmo é o que ele espera dos outros. Mas quando gentileza e cooperação é mostrada a eles, o cérebro deles acelera, enquanto ele pensa em como tirar vantagem da situação.

Aqui estão algumas idéias para ajudá-lo a parar de ser egoísta com o seu parceiro.

  1. Assuma a sua responsabilidade. ...
  2. Desenvolva a empatia. ...
  3. Treine a assertividade. ...
  4. Pergunte ao seu parceiro como ele se sente. ...
  5. Pergunte a si mesmo do que o seu parceiro precisa. ...
  6. Consulte um profissional.

Qual a idade do egocentrismo infantil? Como citado acima, é natural que em determinada fase do desenvolvimento toda criança apresente comportamentos egoístas. Geralmente, esse período inicia-se com 2 ou 3 anos de idade, e pode estender-se até os 6 ou 7 anos.

Como vimos, a importância de pensar em si mesmo está além do que a maioria das pessoas tem consciência. Muitas vezes, quando nos colocamos em prioridade, temos a sensação de culpa, que não deveríamos ter. O autocuidado é fundamental para que possamos ser o nosso melhor e, a partir daí, dar o melhor para quem amamos.

Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural. O egoísta peca, pois busca excessivamente a realização de seus desejos, sem considerar os de Deus ou os dos outros.