O que mais prejudica a diabete?

Perguntado por: opinheiro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Bebidas com alto teor de açúcar também não são as melhores opções para as pessoas com diabetes. Além de elevar os níveis de glicemia no sangue, assim como as carnes processadas, são muito agradáveis ao paladar, aumentando a vontade do consumo de doces, que pode acarretar excessos.

As carnes processadas, como presunto, mortadela e peito de peru, devem ser evitadas porque geralmente contêm adição de açúcar, sal e gorduras saturadas. “Esses produtos estão associados a um maior risco de doenças cardiovasculares, que já são uma preocupação para pessoas com diabetes”, complementa a nutricionista.

Balas, chicletes e docinhos são grandes vilões para quem tem diabetes. Isso porque a pessoa ingere grandes quantidades de açúcar muitas vezes sem perceber. Do mesmo modo tortas, bolos, chocolates, bolachas recheadas, e outros doces semelhantes quando presentes na dieta provocam picos de glicemia.

Alimentos que devem ser evitados
Frutas secas: tâmaras, figos, damasco, uva passa, ameixa; Cereais matinais que contém açúcar. Embutidos: salame, mortadela, presunto, salsicha.

Ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso, comportamento sedentário, hábitos alimentares não saudáveis e história familiar de diabetes.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

A lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja aqueles que devem ser evitados, inclui o açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc.

Você e seus familiares podem comer os mesmos alimentos. É preferível consumir carboidratos complexos, tais como os provenientes de frutas, vegetais e grãos integrais. Ou seja, é melhor comer o pão e o arroz integrais em comparação ao pão e arroz brancos.

Pessoas que tomam muita cerveja e têm diabetes podem acabar com taxas altas de glicemia e difícil controle. Além disso, podem ganhar peso, o que piora e dificulta o controle do diabetes. Vinho em pequenas quantidades geralmente é permitido na dieta das pessoas com diabetes. Tente beber sempre o menos possível.

Diabéticos podem consumir açúcar, desde que de forma consciente e moderada. Optar por açúcares mais saudáveis, como o açúcar de coco, a stevia e o eritritol, é uma excelente opção para manter os níveis de açúcar no sangue sob controle.

OPTE POR VEGETAIS SEM AMIDO
Apesar dos vegetais proporcionarem nutrição com poucas calorias, para baixar a glicose é necessário optar por vegetais sem amido. Entre eles, estão: pepino, vagem, ervilha, abobrinha, aspargos, folhas verdes, pimentas, couve-flor, brócolis, cebola, alho e alho-poró.

A resposta é: sim! Diabéticos podem comer ovo. E não é só isso: o alimento pode, inclusive, ajudar muito no controle da doença.