Como medir a diabetes sem o aparelho?

Perguntado por: dcastro . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Para controlar a diabetes, as pessoas que possuem a doença precisam furar os dedos e testar os níveis de glicose várias vezes ao dia. Agora, pesquisadores do MIT podem ter desenvolvido um método menos invasivo, usando luz infravermelha para obter leituras de glicose sem a necessidade de picadas.

Como deve ser feita a medição? A medição de rotina, feita em casa, é chamada de medição capilar da glicemia, pois retira-se uma gota de sangue dos capilares de uma das mãos. Os resultados são imediatos e você tem a informação do seu estado no momento da realização do teste.

Quem tem diabetes ou conhece alguém que convive com a doença sabe como é difícil manter a taxa glicêmica controlada.

Os sintomas mais recorres do diabetes são:

  1. cansaço e falta de energia;
  2. fome frequente;
  3. perda de peso;
  4. visão embaçada;
  5. infecções frequentes;
  6. dificuldade de cicatrização;
  7. mau hálito;
  8. vontade de urinar com frequência.

lavar bem as mãos e secá-las corretamente; espetar o dedo com a agulha do glicosímetro; encostar a gota de sangue na fita de medição; aguardar alguns segundos até que o resultado fique pronto.

Funciona assim: em vez de recorrer ao tal leitor, o usuário baixa gratuitamente o app FreeStyle LibreLink no seu telefone (disponível nos sistemas Android e iOS). Aí é só aproximar o celular do sensor – que é instalado pelo próprio paciente no braço – e ver a quantas anda as suas taxas de açúcar no sangue.

Comprimir levemente o dedo escolhido, da base para a sua extremidade, no máximo 03 (três) vezes, ao puncionar, facilitará a formação da gota de sangue, caso as mãos estejam frias, friccione uma contra a outra para aquecê-las. Puncionar a face lateral do dedo (nunca a polpa digital), formando a gota de sangue.

A tecnologia do medidores de glicose evoluiu e atualmente existe o medidor Free Style Libre que é capaz de fazer a medição via sensor que é inserido na parte de trás do braço e ao aproximar o aparelho do sensor o valor da glicemia em mg/dL é exibido na tela, inclusive com indicativo de viés de alta ou de baixa para ...

Prediabetes. Disponível em https://www.diabetes.org/diabetes/prediabetes.

O preço estimado do chip plasmonico é de RS 45 e cada peça poderia ser usada em até 15 pessoas. A tecnologia foi testada em 39 pacientes e mostrou ser tão precisa quanto o teste tradicional.

maçã

A maçã contém uma fibra chamada pectina, conhecida por auxiliar no controle da glicemia ao retardar a absorção de glicose. Além disso, esse componente diminui a absorção do colesterol ruim, prolonga a sensação de saciedade e contribui para o bom funcionamento do intestino, principalmente quando consumida com a casca.

Os valores propostos para pacientes diabéticos variam de acordo com a idade, sendo considerados ideais valores abaixo de 160 mg/dl para adultos e 180 mg/dL para crianças, com variação para grupos especiais como lactentes, adolescentes e idosos.