Quantas horas de jejum para fazer exame de lactose?

Perguntado por: egil . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 10 votos

- O teste tem duração aproximada de 90 minutos ou conforme tempo determinado pelo médico. - Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarréia após o exame. - Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida).

Preparo no dia anterior ao exame de lactose
No dia anterior ao exame de lactose, o preparo interfere na alimentação. É preciso cortar batata, torrada, feijão, pães, biscoitos e cereais. Doces como chicletes, balas e bombons devem ser cortados. O consumo de frutas e legumes também é suspenso.

Não ingerir bebida alcoólica nas 72 horas anteriores ao exame. Não realizar atividade física nas 24 horas que antecedem a coleta. Não realizar exames com contraste radiológico, 72 horas antes da coleta. O cliente não deve apresentar diarreia nos 3 dias que antecedem o exame.

Não comer doces. ADULTOS E CRIANÇAS ACIMA DE 02 anos: Jejum de 12 horas antes do exame. (cenoura, batata, chuchu, abobrinha); uma porção de arroz; ovo quente, frito ou mexido; banana e maçã. Vitaminas de frutas sem açúcar (exceto abacate), suco de soja, gelatina dietética.

O teste sanguíneo consiste em fazer a coleta de amostras de sangue do paciente para avaliar a concentração de glicemia. A primeira amostra é colhida com ele ainda em jejum, depois, faz a ingestão da lactose e são colhidas mais três amostras com alguns minutos de diferença, por exemplo, 30, 60 e 120.

- Este exame requer um jejum de oito horas (com exceção de água pura, que pode ser ingerida). - O cliente não deve tomar laxante na véspera do teste. - O cliente não deve realizar esforço físico no dia do exame, antes da coleta e 24 horas após o exame.

- O teste tem duração aproximada de 90 minutos ou conforme tempo determinado pelo médico. - Em alguns casos, podem ocorrer desconforto abdominal e/ou diarréia após o exame.

De acordo com a Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), existem três tipos de intolerância à lactose: primária, secundária e congênita.

O teste será positivo (paciente considerado intolerante) se, após a ingestão da lactose, todas as dosagens de glicemia forem inferiores a 20mg/dl da glicemia inicial. Existe ainda o teste molecular no sangue e saliva. Entretanto, o padrão ouro é o teste de hidrogênio expirado.

Se a intolerância à lactose não é detectada e diagnosticada, os problemas digestivos poderão ferir a mucosa e a flora intestinal e, em longo prazo, podem alterar a permeabilidade intestinal e permitir que algumas substâncias de tamanho considerável entrem na circulação sanguínea, produzindo uma série de problemas ...

É um exame pouco sensível e específico que vem caindo em desuso. O diagnóstico deve se basear em teste molecular. Normal: elevação de 20 a 25 mg/dL na glicemia em relação a Basal. Deficiência: elevação inferior a 20 mg/dL em relação a Basal.