Quais são os 9 sintomas da depressão?
Os principais sintomas da depressão são:
- irritabilidade, ansiedade e angústia;
- desânimo, cansaço fácil, necessidade de maior esforço para fazer as coisas;
- diminuição ou incapacidade de sentir alegria e prazer ;
- desinteresse, falta de motivação e apatia;
Qual a parte do corpo que a depressão afeta
A depressão afeta o hipocampo, a amígdala e o córtex pré-frontal. Essas três regiões do cérebro respondem por funções importantes, como o processamento da memória, aprendizado, concentração e cognição.
Qual é o sintoma mais grave da depressão
Pensamentos suicidas ou de morte
O sintoma mais característico da depressão profunda, e também o mais grave, está relacionado aos pensamentos constantes de morte e até de suicídio.
Como é a fraqueza da depressão
O primeiro dos sintomas da depressão pode ser a fraqueza do corpo. A manifestação ocorre, principalmente, nas pernas. Sendo assim, a sensação de incapacidade também está presente. Logo, a fadiga é resultado de um desânimo geral.
Quais são as 3 fases da depressão
Já a depressão se instala e se não for tratada pode piorar e passar por três estágios: leve, moderada e grave. Geralmente a pessoa pode apresentar dois ou mais dos seguintes sintomas: Apatia.
Como é o comportamento de uma pessoa com depressão
A depressão é uma tristeza profunda e muitas vezes sem conteúdo, sem motivo aparente. Mesmo se algo maravilhoso acontecer ou estiver acontecendo, a pessoa continuará triste. A pessoa triste pode ter sintomas no corpo, como sentir aperto no perito, taquicardia, chorar. A pessoa deprimida tem pensamentos suicidas.
Como é a dor da depressão
Além da tristeza que não cessa, Dra. Lívia aponta a falta de ânimo, a desesperança e a sensação de que as coisas não vão dar certo, entre outros pensamentos negativos, como sintomas da depressão. “Podem aparecer, também, pensamentos de morte e ideia suicida, assim como lentidão de raciocínio e dos movimentos.
Quando a depressão ataca
Os sintomas da depressão incluem tristeza e um sentimento de culpa. Pode ser descrito como um sentimento de vazio ou desesperança. Algumas pessoas podem achar difícil colocar esses sentimentos em palavras. Também pode ser difícil para eles entenderem, pois os sintomas podem se manifestar e causar reações físicas.
Quando a depressão é perigosa
A depressão psicótica é o tipo mais grave, causando alucinações, dores e sensações irreais. O seu diagnóstico é bem mais fácil de se realizar já que obviamente os sintomas de delírios chamam muito mais a atenção do que uma pessoa que esteja simplesmente triste.
O que a depressão pode causar na cabeça
Pessoas com depressão têm mais chances de apresentar dor de cabeça por serem mais afetados por situações de pressão no dia a dia, causando a Cefaleia Tensional. Também ficam mais suscetíveis por apresentarem alterações hormonais que agravam o sintoma.
Quem tem depressão sente tontura
São exemplos de doenças que causam tontura: doenças cardíacas, diabetes Mellitus descompensado com hiper ou hipoglicemia, pressão alta ou pressão baixa, beber pouca água, desidratação, qualquer tipo de infecção, estresse, ansiedade, depressão, síndrome do pânico, distúrbios do sono e outras.
Como saber se você está com depressão ou ansiedade
Diferença entre ansiedade e depressão
Mas, em geral, a ansiedade é uma preocupação excessiva ou um transtorno/medo do que está por vir. A depressão está mais relacionada à estagnação, falta de algo ou indiferença em relação ao que aconteceu.
O que é a depressão ansiosa
A depressão ansiosa é um tipo de depressão que une sintomas de tristeza e preocupação, potencializando a depressão.