Qual parte do cérebro é responsável pela paciência?

Perguntado por: amenezes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 20 votos

Há duas zonas cerebrais envolvidas nesse processo: o córtex cingulado anterior, que regula funções como a emoção, a pressão sanguínea e o aprendizado, e identifica as situações que demandam paciência; e o córtex pré-frontal dorsolateral, que comanda o autocontrole e a tomada de decisões.

Gomes ainda falou sobre a parte física do cérebro que é ativada com o sentimento de empatia. “Ocorre na parte mais anterior do cérebro, os lóbulos frontais e, principalmente, no córtex pré-frontal, que é onde temos a nossa cognição.”

Por definição, empatia significa habilidade de compreender emocionalmente, capacidade psicológica de sentir o que outra pessoa sentiria, se estivesse na mesma situação. Em outras palavras, colocar-se no lugar do outro, sem julgamentos e com compreensão.

O que é Paciente:
O adjetivo (derivado de paciência) e o substantivo (sinônimo de “doente”) apresentam a mesma grafia e pronúncia. Uma pessoa paciente, ou seja, que apresenta a paciência, a serenidade e a tranquilidade como virtudes, é caracterizada por ser calma, saber esperar e perseverar em suas atitudes.

Sistema Límbico

Na parte frontal do nosso cérebro há uma área nomeada Sistema Límbico, que é responsável por nossas emoções, memória e aprendizado.

O sistema límbico
Na parte frontal do nosso cérebro, existe uma área, mais ou menos do tamanho de uma noz, que é responsável pelas nossas emoções, memória e aprendizagem. É a essa parte que damos o nome de sistema límbico.

As quatro principais características da empatia são:

  • Tomada de perspectiva — ou seja, a habilidade de considerar a perspectiva de outras pessoas como verdade;
  • Não julgar;
  • Reconhecer as emoções em outras pessoas;
  • Conseguir passar essa informação, comunicar-se.

Os lobos frontais são anteriores ao sulco central. Eles são essenciais para planejamento e execução de comportamentos aprendidos e intencionais; também constituem o local de muitas funções inibitórias.

Confira os detalhes de cada um:

  • #1 Cognitiva: Entender o ponto de vista do outro.
  • #2 Emocional: Compartilhar os sentimentos do outro.
  • #3 Compassiva: Perceber que o outro precisa de ajuda e se colocar à disposição.

Como a impaciência pode ser prejudicial - e o que você pode fazer para mudar

  1. Reconsidere as suas expectativas. Criar expectativas é algo natural do ser humano. ...
  2. Pratique a paciência. ...
  3. Fique atento à raiva. ...
  4. Entenda os seus sentimentos. ...
  5. Pratique em momentos menos estressantes.

Paciência significa ter autodomínio quando não se pode controlar a maneira de agir das pessoas ou quando as coisas não saem como se quer. Ser paciente é ser sereno e tolerante frente às dificuldades. Ter paciência significa esperar, suportar incômodos sem alterar o próprio humor.

Cérebro. Reação exagerada da amígdala cerebral, que provoca o desequilíbrio de serotonina e libera no organismo um alto nível de adrenalina, responsável por desencadear os demais sintomas físicos.

O coração virou símbolo do amor. Mas a mágica, na verdade, acontece em outro órgão: o cérebro.

HIPOTÁLAMO

O medo explicado através do mecanismo de funcionamento neurológico é basicamente assim: ao enfrentar uma situação que amedronta, o HIPOTÁLAMO é ativado, e por sua vez ativa a glândula pituitária – que desencadeia a liberação de ADRENALINA, NORADRENALINA e CORTISOL.

O cortisol, chamado de hormônio do estresse, é liberado em abundância e diminui a serotonina, que é o neurotransmissor mensageiro do bem-estar. Porém, o cortisol age em uma área do cérebro que ajudaria no julgamento e bom-senso.

O Sistema Límbico tem a função psíquica de avaliar afetivamente as circunstâncias da vida, realizar a integração do sistemas nervoso, endócrino e imunológico e organizar uma reação adequada. A qualidade da avaliação afetiva depende da experiência vivida e das normas culturais.