Como tirar caseum do nariz?

Perguntado por: sbarros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

O mais importante, o diagnóstico e a remoção do caseum precisa ser feito por um profissional especializado, não tente remover por conta própria, a melhor solução – sempre -, é procurar auxílio médico de confiança, pois em alguns casos a cirurgia pode ser considerada.

Gargarejo usando vinagre de sidra de maçã
Em um copo, dilua um pouco de vinagre de sidra de maçã em água e gargareje. Comece misturando uma colher de sopa de vinagre e um copo de água morna para o gargarejo. Experimente fazer isso 3 vezes ao dia para ajudar a soltar os cáseos mais rapidamente.

Não tente remover uma pedra sozinha com o dedo ou com uma escova de dentes. Isso pode causar danos aos tecidos delicados de suas amígdalas. É melhor consultar um dentista ou um otorrinolaringologista que possa desalojar suavemente uma pedra da amígdala com um instrumento apropriado.

“Pessoas com amígdalas muito grandes têm predisposição a esse acúmulo de restos nas criptas (reentrâncias), que, após algumas semanas, resultam em cáseos”, afirma.

Remédio caseiro. Uma outra opção bem simples é o gargarejo com ervas naturais ou chás para ajudar na remoção do caseo amigdaliano. Isso porque alguns remédios naturais, como as ervas, por exemplo, possuem propriedades anti-inflamatórias e antissépticas, que podem ajudar a prevenir essas bolinhas na garganta.

Se você produz cáseos constantemente, o primeiro profissional que deve buscar é um cirurgião-dentista qualificado no diagnóstico e tratamento das alterações salivares e do hálito. Se houver necessidade, o otorrinolaringolista será o próximo profissional a colaborar com o tratamento.

O Enxaguante & Antisséptico Bucal Halité foi desenvolvido para o controle dos gases responsáveis pelo mau hálito (halitose), indicado para quem tem saburra lingual em excesso, cáseos, gengivite e gotejamento pós nasal.

Pois bem, elas são os cáseos. Os cáseos, também conhecidos como tonsilólitos ou pedras nas amígdalas, são pequenas massas brancas ou amareladas que se formam nas amígdalas — são as estruturas localizadas na parte de trás da garganta.

Alguns otorrinolaringologistas só indicam a operação se o órgão tiver infecções constantes ou não estiver exercendo as suas funções corretamente. No caso de amígdalas saudáveis, o recomendado é não extraí-las sem motivo, pois a cirurgia é invasiva e, como todo procedimento invasivo, pode trazer riscos.

Além das bolinhas na garganta, o principal sintoma de caseum é o mau hálito. Entretanto, o paciente também pode apresentar: amígdalas inchadas, garganta inflamada, dor ao engolir, tosse, gosto desagradável na boca, dor de ouvido.

Ao exame, verificamos amigdalas normalmente hipertrofiadas e criptas com alimento no interior. Gargarejos com soluções higiênicas - como cepacol e listerine - podem ser atenuantes, mas não a solução. Cutucar as amigdalas no intuito de tirar o caseum também não resolve e pode provocar infecção.