Qual remédio não pode tomar com amoxicilina?

Perguntado por: ovasconcelos2 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Em relação a amoxicilina, o uso concomitante de probenecida com a amoxicilina pode resultar em níveis aumentados e prolongados de amoxicilina no sangue. Em comum com outros antibióticos de amplo espectro, a amoxicilina pode reduzir a eficácia de contraceptivos orais. As pacientes devem ser apropriadamente advertidas.

Interações medicamentosas

  • Medicamentos para tratamento de gota (probenicida ou alopurinol);
  • Outros antibióticos;
  • Anticoncepcionais;
  • Anticoagulantes (varfarina).

O ideal é não administrar os dois medicamentos juntos e sim estabelecer um intervalo de administração entre eles.

Hipolabor ajuda: quais medicamentos têm efeito prejudicado ao tomar antibiótico?

  • Anticoncepcionais. ...
  • Analgésicos. ...
  • Antiácidos. ...
  • Anti-inflamatórios. ...
  • Remédios para colesterol. ...
  • Remédios consumidos por pessoas que passaram por cirurgia bariátrica.

Não há nenhum problema em se associar um anti-inflamatório a um antibiótico. Pelo contrário, eles têm ação complementar.

É possível tomar anti-inflamatório e antibiótico ao mesmo tempo? Não há problema algum na associação do anti-inflamatório a um antibiótico, desde que ambos sejam receitados pelo seu médico.

Tomar o produto com o estômago vazio (1 hora antes ou 2 horas depois das refeições). Se o paciente apresentar distúrbios gastrintestinais com o uso do produto, tomá-lo no início das refeições. CONTRA-INDICAÇÕES: Em pacientes que têm hipersensibilidade a qualquer outra penicilina.

Estudo indica que uso de antibióticos contra quadros alérgicos pode piorar o problema e gerar outros tipos de reações. A alergia, causada por diferentes fatores, atinge 35% da população do planeta, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ambos os remédios podem ser usados juntos, de acordo com a necessidade do caso e sempre seguindo a orientação médica, mas é importante entender que um não cumpre a função do outro, apresentando finalidades diferentes.

A amoxicilina não é um antitérmico. Porém, se a febre estiver sendo causada por uma bactéria sensível à amoxicilina, a tendência é que a febre ceda após 24 a 48 horas de uso do antibiótico. É permitido tomar amoxicilina junto com dipirona, paracetamol ou ibuprofeno? Sim, não há problema algum.

Sim. É importante dizer ao médico que você faz uso de algum medicamento contínuo, para que ele prescreva um antibiótico que não interfira em seu tratamento atual.

Antibióticos e vitamina C – Os antibióticos não devem ser misturados com vitamina C ou qualquer substância que a contenha (sucos cítricos), pois ela inibe a ação dos antibióticos.

Vale lembrar que, embora os medicamentos sejam muito benéficos, podem causar efeitos adversos (sintomas desagradáveis), que variam de pessoa para pessoa. Assim, ao consumir vários medicamentos diferentes, também se aumenta a chance de ocorrer algum efeito adverso.

Entre os anti-inflamatórios, a nimesulida é mais potente que o ácido acetilsalicílico (AAS).