Pode tomar o ciclo 21 fora da ordem da cartela?

Perguntado por: ljordao . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 8 votos

POSOLOGIA: Os comprimidos devem ser tomados diariamente no mesmo horário e na ordem indicada na embalagem. Tomar um comprimido diariamente por 21 dias. A embalagem seguinte deve ser iniciada após um intervalo de 7 dias sem a ingestão de comprimidos, ou seja, no 8º dia após o término da embalagem anterior.

No caso das caixas de 28 dias, tomar as pílulas fora da ordem pode implicar em tomar as pílulas de placebo no momento incorreto do ciclo de pílulas, o que aumenta o risco de uma gravidez.

A eficácia das pílulas anticoncepcionais relaciona-se diretamente à sua forma de administração, ou seja, esquecimento na ingestão de comprimidos e irregularidades na dosagem. Por isso, para garantir a eficácia de pílula é importante não se esqueça de tomar e procurar tomar sempre no mesmo horário.

Assim, ao iniciar o uso do anticoncepcional, a mulher deve tomar o primeiro comprimido da cartela no 1º dia da menstruação e continuar a tomar uma pílula por dia no mesmo horário até o fim da cartela, sempre seguindo as instruções presentes na bula.

Algumas pílulas trazem a informação de 12 horas de tolerância em caso de atraso. Contudo, a demora não deve se tornar um hábito, pois a eficácia do método é comprometida gradativamente conforme passam as horas, mesmo que você se mantenha no limite do atraso.

Isso porque bagunçar os horários pode diminuir a eficácia do contraceptivo. Você precisa tomar um comprimido todos os dias, no mesmo horário, até o final da cartela. Quando acabar, vai fazer uma pausa de 7 dias, completando assim um ciclo inteiro = 28 dias. Nessa pausa você vai menstruar.

5 coisas que podem cortar o efeito da pílula anticoncepcional

  • Interação medicamentosa.
  • Vômitos e diarreias.
  • Problemas intestinais.
  • Descuido com a pílula.
  • Chás.

Tomar a primeira pílula esquecida assim que lembrar. Depois, seguir tomando a cartela normalmente ou então descartar os comprimidos esquecidos para continuar com a ordem inicial.

No caso específico da pílula, ela possui um índice de eficácia teórica de cerca de 99%, mas este número pode ser reduzido significativamente caso ocorram falhas na administração, como esquecer de tomar a pílula ou toma-la em horários muito irregulares.

Portanto, a pessoa pode engravidar mesmo tomando corretamente a pílula. A prevenção da gravidez precisa de pelo menos 21 dias de remédio para funcionar. Por isso, em situações como essa, é aconselhado aliar a camisinha durante a cartela.

É sim perigoso esquecer de tomar a pílula. Estudos indicam que a chance de falha da pílula se tomada diligentemente todos os dias no mesmo horário é de 0,3%, mas pode subir até 8% se esquecemos de tomar.

Mais de 12h de esquecimento - Deve-se tomar o comprimido, mesmo que seja junto com o próximo. Atenção: neste período, a proteção do contraceptivo é reduzida, portanto, recomenda-se o uso de preservativo por sete dias; Se o comprimido esquecido por mais de 12h for referente à primeira semana da cartela, cuidado!

O que pode ocorrer são nos casos em que é feita a troca de método contraceptivo ou até mesmo de medicamento devido a preferência e adaptação do organismo. Nessa fase pode haver um tempo para o corpo se identificar com a nova maneira de prevenção, e com isso é recomendado o uso do preservativo", explica a ginecologista.