Para que serve fluoxetina 20 mg emagrece?

Perguntado por: rcorte6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Apesar de não ser um medicamento para tratar obesidade, a fluoxetina tem indicações endócrinas: para o tratamento de bulimia nervosa e transtorno disfórico pré-menstrual (TDPM). "A bulimia é uma situação que começa com excesso de peso.

O tempo que a fluoxetina leva para começar a fazer efeito no organismo pode variar entre duas e seis semanas. Geralmente, os benefícios aparecem entre a terceira e a quarta semanas, mas em alguns pacientes isso pode ocorrer ainda antes deste intervalo.

A fluoxetina pode ser tomada em qualquer horário e a sua absorção não é influenciada pela alimentação.

A perda de peso é um dos efeitos associados à fluoxetina e, de fato, ele pode ocorrer. Não porque seja um remédio voltado para essa finalidade. Mas em virtude do controle da ansiedade que ele promove. Além disso, como falamos ao listar os efeitos colaterais, pode ocasionar uma alteração no apetite.

“A fluoxetina inibe seletivamente a recaptação do neurotransmissor serotonina, na região da comunicação entre um neurônio e outro. Isso favorece a neurotransmissão serotoninérgica e está associado, sim, a melhoria de sintomas tanto depressivos quanto de ansiedade”, afirma Henrique.

A fluoxetina pode ser tomada em qualquer horário e a sua absorção não é influenciada pela alimentação. O medicamento costuma ser tomado em dose única diária, mas doses acima de 20 mg podem ser divididas em duas tomadas ao longo do dia.

Vários ensaios clínicos observaram que a bupropiona também apresenta um efeito no emagrecimento – uma ação anorexígena (de diminuição do apetite) que foi relacionada ao estímulo de neurônios produtores de Proopiomelanocortina (POMC) no núcleo arqueado do hipotálamo.

Deitos30, em um estudo de coorte, observou, em pacientes obesas com depressão maior que, de 52 pacientes que utilizaram 20mg de fluoxetina, a maioria delas (49 pacientes) perdeu de 2 a 11kg de peso em 56 dias de acompanhamento.

"Na medicação para obesidade, o paciente tem que perder pelo menos 5% do peso em 12 semanas de tratamento. O paciente pode até ter essa perda com a fluoxetina, mas não é regra.

Ou a fluoxetina engorda? Antes de tudo, é bom saber: ela pode causar alterações no peso, tanto para menos, como para mais. Isso acontece porque a falta de apetite ou o consumo exagerado de alimentos podem ser sintomas da depressão e da ansiedade. A ação da fluoxetina irá regular o organismo.

A principal diferença entre os dois medicamentos é que a fluoxetina é usada para controle de ansiedade, enquanto a sibutramina é usada em tratamentos contra obesidade. Embora a fluoxetina possa causar perda de apetite, é apenas um efeito colateral que não costuma durar mais de três meses.

Depressão; Obsessão: 20 mg, em dose única pela manhã. Ajustar a dose de acordo com a resposta clínica, a cada 4 a 8 semanas. Doses acima de 20 mg podem ser divididas em 2 tomadas (pela manhã e ao meio dia).

A abstinência pode surgir entre 24 e 72 horas após a interrupção do tratamento, apresentando efeitos como ansiedade, insônia, irritabilidade, explosões de choro, distúrbios de humor e sonhos vívidos, além de sintomas neurológicos e motores como tonturas, vertigens, cefaleia, falta de coordenação motora, alterações de ...

Além disso, este outro artigo científico (também em inglês) aponta que a sertralina tem vantagem sobre a fluoxetina em pacientes severamente deprimidos e os pacientes melancólicos com baixa ansiedade.

Os ansiolíticos mais populares no Brasil

  • Fluoxetina. A fluoxetina aumenta os níveis de serotonina no cérebro e ajuda a regular o humor e o bem-estar da pessoa. ...
  • Hemitartarato de zolpidem. Publicidade. ...
  • Escitalopram. ...
  • Sertralina. ...
  • Clonazepam.

No caso de drogas como a fluoxetina que têm meia-vida (tempo necessário para eliminar metade da droga administrada) de 2 a 3 dias, os sintomas de abstinência podem instalar-se mais tardiamente (até uma semana depois da interrupção).