Pode tomar laxante por conta própria?

Perguntado por: amoura6 . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

Além de poderem ser comprados sem receita médica, os laxantes são associados à boa saúde e ao bem-estar físico, mas seu uso indiscriminado pode trazer uma série de complicações graves, incluindo a piora do quadro de constipação.

A automedicação e o uso constante de laxantes pode fazer com que o intestino aprenda a trabalhar apenas com o remédio, funcionando apenas com o estímulo da medicação. Sendo assim, em hipótese alguma busque por laxantes sem uma opinião médica.

A pessoa passa a ter que tomar doses cada vez maiores, o que pode levar a problemas cardíacos ou renais devido à eliminação de eletrólitos importantes, como o cálcio, além de vitaminas e nutrientes. Essa dependência ocorre porque o laxante irrita a mucosa intestinal.

Os laxantes são medicamentos importantes no alívio da prisão de ventre. No entanto, é muito importante usá-los sempre de forma correta e de acordo com a recomendação médica e da bula. O uso indevido pode provocar efeitos indesejáveis, além de outros problemas.

O uso do laxante acarreta alto custo à saúde, já que pode levar à deficiência nutricional e inflamações no intestino – diz o médico endoscopista Tomazo Franzini, que é diretor da entidade.

Muvinlax®, laxante do tipo osmótico, estimula o aumento do volume e frequência das evacuações sem causar irritação no intestino.

Dulcolax é um laxante de ação rápida que proporciona.

Beber muita água e manter-se hidratado é uma ótima maneira de regular a digestão. Durante a lavagem intestinal, é necessário tomar de seis a oito copos de água morna por dia. Além disso, incluir alimentos com alto teor de água, como frutas e vegetais, também ajuda a limpar o intestino.

O uso de laxantes a longo prazo pode trazer diversos problemas de saúde. A dependência é uma delas, já que “o intestino pode passar a funcionar apenas quando é estimulado pelo medicamento”, diz Kimberly. Pode também causar inflamação intestinal e diminuir a absorção de minerais e vitaminas essenciais para o organismo.

É importante ressaltar que o abuso de laxativos por tempo prolongado pode levar a um ciclo vicioso, em que as evacuações espontâneas satisfatórias podem não ocorrer e até piorar a obstipação, pois o cólon completamente esvaziado pelo uso de laxantes irá prejudicar o tônus e o peristaltismo.

Use alimentos como um laxante natural
Beber suco de ameixa também tem se mostrado benéfico. Um ensaio clínico de 2021 aponta que comer dois kiwis por dia é tão poderoso quanto as ameixas no aumento da frequência das fezes e na redução do esforço –e tem o benefício adicional de ajudar contra o inchaço.

3. Beber chás laxantes. Alguns chás laxantes, como sene, cáscara sagrada e ameixa seca, hidratam as fezes, além de conterem substâncias que estimulam os movimentos intestinais, ajudando a evacuar. Conheça alguns chás laxantes que ajudam a soltar o intestino.

Veja a seguir!

  1. Beba água. O corpo precisa de muita água, principalmente para as funções vitais. ...
  2. Mexa-se! O exercício também contribui para melhorar o trânsito intestinal. ...
  3. Troque os refinados pelas fibras. O intestino precisa de fibras para empurrar os resíduos que ficam nele. ...
  4. Evite os sucos. ...
  5. Eduque seu intestino.

Qual o melhor remédio para soltar o intestino rápido?

  • Leite de magnésia Eno Hortelã;
  • Lactuliv Ameixa;
  • Lacto Purga em comprimidos;
  • Supositório de glicerina Granado;
  • Dulcolax gotas;
  • Limonada Purgativa.

Os laxantes funcionam estimulando artificialmente o intestino grosso para esvaziá-lo, porém isto só ocorre DEPOIS do alimento e as calorias terem sido absorvidos pelo organismo. Por isso quem usa laxantes, só está estimulando seu organismo para perder água e mais nada.